“Ele é capaz de tudo” Christopher Nolan confessa a sua admiração por este grande ator
Segundo o realizador de “Oppenheimer” há um ator (que já entrou num dos seus filmes) que conseguia interpretar qualquer papel.
Sumário:
- Apenas quatro anos após lançar o seu primeiro filme, Christopher Nolan garantiu Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swank no seu elenco para o filme “Insomnia”;
- A partir de aí, Nolan ganhou a fama de conseguir escolher o ator que quisesse para o seu elenco, mas é costume seu contratar o mesmo ator para vários dos seus filmes;
- Em “Memento”, o filme que o catapultou para o sucesso, Christopher Nolan escolheu Guy Pearce como o protagonista, um ator que considera poder interpretar qualquer papel.
Com a sua filmografia de doze filmes, Christopher Nolan ganhou uma reputação “Interstellar” que lhe valeu a sua consagração nos Óscars de 2024, ao arrecadar sete estatuetas, com o seu “Oppenheimer”. Em 2002, quando ainda só tinha lançado dois filmes, “Following” e “Memento”, Nolan conseguiu um elenco de sonho para o filme “Insomnia”.
Ao contrário de todos os outros onze filmes, Nolan não escreveu “Insomnia”. Foi adaptado de um filme norueguês que tinha saído cerca de cinco anos antes e que deixou Christopher Nolan interessado. No seu terceiro filme, Nolan conseguiu um elenco que incluiu Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swank.
A partir de aí, Christopher Nolan ganhou a fama de conseguir o elenco que quisesse e quando gosta de um ator é costume contratá-lo para vários filmes. É o caso de Cillian Murphy, que já entrou em seis filmes do realizador, Christian Bale, que entrou em quatro, ou Michael Caine, que também entrou em seis. No entanto, o ator que Chris Nolan considera ser capaz de fazer tudo, só entrou num dos seus filmes.
Guy Pearce em “Memento” de Christopher Nolan
Pela narrativa não linear e complexidade do argumento de “Memento”, Nolan sabia que tinha de encontrar um ator muito especial para este protagonista. O realizador revelou à Filmmaker Magazine que viu Guy Pearce em “La Confidential” e em “Priscilla, Queen of the Desert” mas que não percebeu que era o mesmo ator nos dois papéis.
Quando Christopher Nolan percebeu que Guy Pearce tinha representado uma Drag Queen num musical e um detetive de homicídios num thriller, tudo num espaço de três anos, pensou: “um ator que pudesse representar tão plenamente estas duas partes, provavelmente poderia fazer tudo o que quisesse”.
Guy Pearce acabou por ser o escolhido para “Memento”, o filme que colocou Christopher Nolan nas luzes da ribalta. Com um orçamento de apenas nove milhões de dólares para este filme, Nolan conseguiu uma receita de quarenta milhões de dólares. Sobre a atitude de Guy Pearce durante as gravações, Christopher Nolan revelou: “ele questionava-me sobre todos os aspetos do comportamento da sua personagem. Guy também tem uma refrescante falta de vaidade e um desejo real de se reinventar para cada papel.
Já viste Memento de Chris Nolan com Guy Pearce?
Sim, eu vi o filme Memento de Christopher Nolan. Talvez o Guy Pearce é um excelente ator australiano de sempre.