23º Festival Curtas Vila do Conde l Programação

 

Vem aí o 23.º Festival Curtas Vila do Conde e vai decorrer entre 4 e 12 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde. A programação já é conhecida, dando principal destaque à antestreia nacional de “As Mil e Uma Noites”, com a presença de Miguel Gomes; o filme-concerto dos norte-americanos Lambchop; a retrospetiva dedicada ao francês Quentin Dupieux; e a antestreia mundial de cinco produções do Festival.  

Cartaz Curtas Vila do Conde

Ao longo dos últimos anos, o Curtas Vila do Conde tem vindo a apostar em novas formas de experimentar o cinema e a sua relação com outras artes. Nesta edição, a aposta centra-se no filme-concerto e nas afinidades históricas entre o cinema e a música.

Mas uma das novidades este ano é a oferta de outras oportunidades de viver uma semana intensa de cinema – para além das habituais competições, a secção In Focus irá permitir descobrir o mundo paralelo do cineasta francês Quentin Dupieux.

Quentin Dupieux_Wrong1

As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, é um dos filmes mais aguardados do ano. Estreou com grande sucesso na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. O filme é um fresco sobre o Portugal contemporâneo e as contradições provocadas pela crise económica, através  de uma estrutura épica que adapta a clássica história de Xerazade em três volumes independentes: “O Inquieto”, “O Desolado” e “O Encantado”, num total de seis horas de filme. O realizador Miguel Gomes, a equipa técnica, os atores e os participantes de vários pontos do país, estarão presentes em Vila do Conde para a antestreia nacional do filme.

As 1001 noites

Lê mais: As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, vence o Festival de Cinema de Sidney

Ao longo dos últimos anos, a secção Stereo do Curtas Vila do Conde tem oferecido uma variedade de espetáculos em que o cinema é reinterpretado por músicos e bandas em filmes-concerto tocados ao vivo. Esta secção proporciona uma oportunidade dupla: de ver filmes que são resgatados (clássicos do cinema mudo, mas também filmes de vanguarda), com composições originais que permitem ver de novo algo que já estava fixado na história do cinema. Este ano, esta secção surge reforçada com cinco filmes-concerto ao longo da semana do Festival.

O destaque principal vai para os Lambchop – banda natural de Nashville, liderada por Kurt Wagner, conhecida pelo seu som country-rock alternativo e tom melancólico – que iniciam a digressão europeia em Vila do Conde. Para além de temas do repertório da banda, os Lambchop tocarão ao vivo para um projeto inédito, produzido pela Curtas Metragens CRL, do realizador Bill Morrison.

Lambchop

Lê mais: Banda Lambchop, no Curtas Vila do Conde

O Curtas Vila do Conde tem produzido vários filmes nos últimos anos, sobretudo no contexto do Campus, um projeto desenvolvido com escolas da região Norte. Em 2015, o Festival apresenta três novos filmes, produzidos na segunda edição desse projeto, realizados por Lois Patiño, Sandro Aguilar e Manuel Mozos. Serão, também apresentados, em antestreia mundial, duas produções realizadas a partir de residências artísticas na Solar – Galeria de Arte Cinemática: Vila do Conde Espraiada, de Miguel Clara Vasconcelos, e Nossa Senhora da Apresentação, de Abi Feijó, Alice Guimarães, Laura Gonçalves e Daniela Duarte.

Em relação às competições – internacional, nacional, experimental, vídeos musicais, Take One! e Curtinhas – voltarão a apresentar o melhor do cinema contemporâneo, mostrando como a curta-metragem continua a ser um formato de excelência e de experimentação. A secção Curtinhas, abrirá com a pré-estreia de um dos mais aguardados filmes de animação do ano: “A Ovelha Choné”.

A Ovelha Chone

Lê mais: A Ovelha Choné: o Filme | o Trailer

O Finalmente, um conjunto de escolhas de filmes europeus de produção recente, nos diversos Panoramas e no programa Short Matters! constituem uma oportunidade única para conhecer cinematografias menos difundidas comercialmente.

 

23.º Festival Curtas Vila do Conde | 4 a 12 de Julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde

Mais informações na página oficial e o programa completo aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *