24 º Curtas Vila do Conde | Sob o signo dos Tindersticks

Está em marcha a próxima edição do Curtas de Vila do Conde, um dos mais importantes festivais de cinema nacionais, que vai arrancar dia 9 de Julho. Entretanto já há novidades, no que diz respeito à Competição Nacional e aos principais destaques da programação.

Tindersticks

O 24º Curtas Vila do Conde, vai abrir no próximo dia 9 de Julho, e prolonga-se até 17, com um vasto programa com destaque para as três principais competições de curtas-metragens: nacional, internacional e experimental. Há grande expectativa para a já anunciada selecção de filmes que compõem a importante Competição Nacional, a quase essência do festival vila-condense. Assim na Competição Nacional vão estar os novos filmes de Gabriel Abrantes (A Brief History of Princess X, co-dirigido com Francisco Cipriano, sobre o busto do escultor romeno Constatin Brancusi), André Santos e Marco Leão (Pedro), Diogo Costa Amarante (Cidade Pequena), Jorge Jácome (Fiesta Forever, produzido na sua residência na Le Fresnoy), Leonor Noivo (Setembro), Feitos e Ditos de Nasreddin II, do programador e cineasta francês Pierre-Marie Goulet, e um documentário dirigido pela actriz Anabela Moreira, intitulado O Dia do Meu Casamento.  Todos estes filmes concorrem em simultâneo à Competição Internacional.

Na  sempre surpreendente Competição Experimental, vão estar também portugueses: Paulo Abreu com NYC 1991 e a dupla luso-brasileira Karen Akerman/Miguel Seabra Lopes, com Confidente, e concorrendo com grandes cineastas internacionais com é o caso do filipino Lav Diaz, (The Day Before the End), a brasileira Ana Vaz (Há Terra!), o americano Jay Rosenblatt (When You Awake) ou o alemão Christoph Girardet, com Synthesis (a solo) e Personne (com o seu par Matthias Müller).

Compondo a prestigiada Competição Internacional, estão dois premiados de edições anteriores: o americano Dustin Guy Defa (Person to Person, 2014), que regressa com Dramatic Relationships; e Bertrand Mandico (Boro in the Box, 2011), que traz Y’a-t-il une vierge encore vivant? A concurso estarão ainda o israelita Nadav Lapid, (O Polícia), com a média- metragem From the Diary of a Wedding Photographer, e a dupla francesa Jonathan Vinel/ Caroline Poggi, que ganharam com Notre Héritage, o Urso de Ouro das Curtas-Metragens na Berlinde 2014.

O 24º Curtas de Vila do Conde é ainda marcado pela forte presença do grupo Tindersticks, que esgotou logo o Teatro Municipal de Vila do Conde, e que sobem ao palco por duas vezes na mesma noite (13 de Julho às 20h e 22h30), apresentando o seu cine-álbum The Waiting Room, ilustrado pelas imagens de Claire Denis, Christoph Girardet, entre outros cineastas que passaram por Vila do Conde.

JVM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *