25 Filmes Para Ver Na Rentrée (IV)

 

O Sentido do Amor / Perfect Sense

Perfect-Sense_i02

Porque merece ser visto: Um filme de 2011 mas que agora é regatado para os nossos Cinemas e ainda bem que assim é. O termo “ficção científica” é só um género atribuído que disfarça aquilo que “O Sentido do Amor” é na realidade: uma intensa e encantadora história de amor. Se nomes como Eva Green e Ewan McGregor não convencerem quem nos lê, então fica mais um dado: estreou em Sundance’11!

Sinopse: Susan (Eva Green) é uma cientista à procura de respostas para questões importantes. Tão importantes, que desistiu de outras coisas, como por exemplo o amor — até que conhece Michael (Ewan McGregor), um cozinheiro talentoso. De repente, tudo começa a mudar. Enquanto Susan e Michael exploram as profundezas de sentimentos nunca antes vividos, à sua volta, um pouco por todo o mundo, as pessoas começam a sentir-se estranhos — há algo a afetar os seus sentidos. Susan e Michael embarcam numa aventura sensual, vivendo momentos arrebatadores de pura conexão. Mas essas sensações nascem porque se estão a apaixonar ou porque o mundo está a desmoronar?

  • Data de estreia: 10 de outubro
  • Distribuição: Lanterna de Pedra Filmes
  • Trailer

Gravidade / Gravity

gravity

Porque merece ser visto: É já um dos mais elogiados filmes do ano (veja-se a espantosa nota no Metacritic) e um sério candidato a filme de culto. Há quem diga  mesmo: what Jaws did for water, Gravity does for air.Será que a ousada obra de Alfonso Cuarón se tornará num marco na História do Cinema? Quem o viu, diz que sim.

Sinopse: Sandra Bullock e George Clooney lideram o elenco de “Gravidade”, um thriller de tirar o fôlego que nos leva para o implacável e infinito campo profundo do espaço. O filme é realizado por Alfonso Cuarón. Bullock interpreta a Dra. Ryan Stone, uma brilhante engenheira médica na sua primeira missão espacial, com o astronauta veterano Matt Kowalsky (Clooney), no comando do seu último vôo antes de se reformar. Mas numa caminhada espacial de rotina acontece um desastre. A nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky completamente sozinhos – amarrados apenas um ao outro e caindo em espiral pela escuridão. O silêncio ensurdecedor diz-lhes que perderam qualquer ligação com a Terra…e qualquer hipótese de salvamento. O medo transforma-se em pânico e cada respiração rouba o pouco oxigénio que têm disponível. O único caminho para voltarem a casa pode ser irem mais longe na imensidão aterrorizante do espaço.

  • Data de estreia: 10 de outubro
  • Distribuição: Columbia Tristar Warner
  • Trailer

A Espuma dos Dias / L’Écume des Jours

l-ecume-des-jours-tautou

Porque merece ser visto: Desde “O Despertar da Mente” que andámos a contar os dias para ver um filme de qualidade semelhante vinda do génio criativo de Michel Gondry. Baseado na fascinante obra de Boris Vian, “A Espuma dos Dias” tem a dose certa de estranheza e doçura para nos rendermos aos seus atributos. Infelizmente as primeiras reações não foram muito entusiasmantes, mas nada que nos faça perder a esperança neste filme protagonizado por Audrey Tautou.

Sinopse: Colin (Romain Duris) é um homem rico e despreocupado, que nunca precisou trabalhar. Tímido, ele nunca teve muito sucesso com as mulheres, até ser apresentado a Chloé (Audrey Tautou) durante uma festa. Apesar de um primeiro encontro desastroso, os dois apaixonam-se e casam-se. O casal está sempre rodeado pelos amigos Nicolas (Omar Sy), um cozinheiro talentoso, Chick (Gad Elmaleh), um pobre intelectual que vive fascinado pelo filósofo Jean Sol-Partre, e a extrovertida Alise (Aïssa Maïga). Tudo corre bem, até o dia em que Chloé é diagnosticada com uma doença rara: ela tem uma flor de lótus a crescer dentro do seu pulmão. O caríssimo tratamento exige o uso de diversos medicamentos e a aplicação de centenas de flores, levando Colin à falência, e a amizade do grupo à crise.

  • Data de estreia: 10 de outubro
  • Distribuição: ZON Audiovisuais
  • Trailer

O Quinto Poder / The Fifth Estate

o-THE-FIFTH-ESTATE-TRAILER-facebook

Porque merece ser visto: Wikileaks é um tema ainda muito fresco nas nossas mentes, e isso poderia não jogar a favor deste biopic. No entanto, e pela amostra do primeiro trailer, pensamos que podemos esperar o melhor deste novo filme de Bill Condon (Dreamgirls). O próprio Julian Assange já veio dizer que o sotaque australiano do britânico Benedict Cumberbatch é irritante, portanto está criado o buzz que o filme necessitava. Se se sair bem em Toronto (onde será exibido esta semana), então podemos garantidamente esperar pelos Oscars.

Sinopse: O enredo oferece um olhar sobre o fundador da controversa plataforma de comunicação e informação (Wikileaks), Julian Assange, e os abalos que esta provocou em diversas instituições à volta do globo. Também em grande destaque está a relação entre Assange e Domscheit-Berg, o ex-número 2 do site, cuja relação com o fundador foi levada aos limites à medida que o site fazia mais e mais estragos.

  • Data de estreia: 17 de outubro
  • Distribuição: ZON Audiovisuais
  • Trailer

Fuga / Mud

mud01

Porque merece ser visto: Primeiro com “Histórias de Caçadeira” (2007) e depois com “Procurem Abrigo” (2011), Jeff Nichols tornou-se um daqueles novos realizadores de quem se aguarda desenfreada e desesperadamente mais filmes. “Mud“, que integrou há meses a programação em competição do Festival de Cannes, chega no final de outubro a Portugal com a certeza de que se trata  de “um dos melhores filmes do ano”, e tem um Matthew McConaughey numa imparável subida de forma. A não perder, certamente!

Sinopse: Dois adolescentes cruzam caminho com uma misteriosa figura fugitiva que se esconde numa olha no Mississippi. Intrigados pelo homem, fazem um pacto para o ajudar a escapar à captura e a reencontrar-se com o amor da sua vida.

  • Data de estreia: 24 de outubro
  • Distribuição: ZON Audiovisuais
  • Trailer

 

«« PARTE III | PARTE V »»

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *