Buster Keaton em "One Week" © Curtas Vila do Conde

28º Curtas Vila do Conde | Cinema Revisitado com Buster Keaton

A sessão de Cinema Revisitado volta a fazer parte do 28º Curtas Vila do Conde, com cópias digitais dos filmes Buster Keaton e Godard. 

Inaugurada na edição 2019 , a sessão de Cinema Revisitado voltará a marcar presença na 28º edição do Curtas Vila do Conde, que decorre em outubro na cidade do litoral norte do país. Para essa sessão tão especial contar-se-ão filmes em cópias digitalizadas dos filmes de Jean-Luc Godard, além da comemoração do 100º aniversário de “One Week“, um dos maiores projetos da carreira de Buster Keaton. Destaque, inclusive, para a exibição da cópia restaurada de “O Recado”, primeira longa metragem de José Fonseca e Costa, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, ou ao programa de homenagem a Vicente Pinto Abreu, colaborador de longa data do Curtas que faleceu no início de 2020.

No caso de Jean-Luc Godard serão apresentadas as primeiras incursões profissionais do cinema entre os anos de 1956 e 58, quando assumiu a tarefa de secretário de imprensa da Fox e onde criou vários materiais promocionais, kits de imprensa e vídeos. “Jean-Luc Godard: Pro-Motion – bandes-annonces – publicites – clip – filmes d’entreprise” é o nome dado ao programa especial que o Curtas Vila do Conde apresentará no próximo mês e que teve Nicole Brenez, como curadora numa colaboração com a Cinemateca Francesa.

Curtas Vila do Conde
Buster Keaton em “One Week” © Curtas Vila do Conde

Frank Beauvais, que marca as quase três décadas do Curtas, tem direito a uma Carta Branca onde propõe um diálogo do cinema com os tempos de pandemia em que vivemos. Para isso será reposto em sala o seu último filme “Ne croyez surtout pas que je hurles”, curiosamente uma estória de isolamento. Quanto a homenagem sentida que o Curtas Vila do Conde preparou ao falecido programador Vicente Pinto Abreu deixamos as palavras ao festival, retiradas do seu Comunicado de Imprensa:

(…) pertence-lhe parte do que é hoje a identidade do Curtas, tanto no contributo sempre atento e assertivo para a selecção de filmes, como na generosidade com que nos obrigou tantas vezes a dar o corpo à dança nas festas do festival. No ano em que o festival perdeu um amigo, não havia outra forma de o homenagear senão com um convite para uma ida à sala. A selecção do programa de homenagem ao Vicente foi feita por Daniel Ribas, Rita Barbosa e Miguel Dias e compilará filmes de diferentes épocas do cinema.

O Cinema Revisitado fica completo como dito no início com o filme “One Week“, que dá início ao grande nome Buster Keaton, e que apesar de ser uma memória quase esquecida do cinema terá direito a uma palestras com o crítico João Lopes.

O Curtas Vila do Conde decorre 3 a 11 de outubro de 2020. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *