3ª Edição d’ O Dia Mais Curto | Programa Completo

 

Portugal vai receber no próximo dia 21 de Dezembro O Dia Mais Curto, a grande festa de exibições de curtas-metragens. O evento é celebrado em simultâneo em vários países de todo o mundo.

É o terceiro ano consecutivo que O Dia Mais Curto marca presença em Portugal. Este ano, a iniciativa vai estender-se a todo o mês de dezembro, com várias sessões de curtas-metragens para toda a família, em 24 cidades portuguesas.

O evento é organizado pela Agência da Curta-Metragem e vai percorrer o país de norte a sul e arquipélagos.

Abrantes, Albufeira, Almada, Barcelos, Braga, Cascais, Castro Verde, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Porto, Sardoal, Vila do Conde, Vila Nova de Familicão, Vila Nova de Gaia e Viseu são as cidades que vão receber sessões de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, através de programas associados ao evento.

o dia mais curto

O programa PANORAMA NACIONAL apresenta um conjunto de curtas portuguesas que se têm destacado no últimos tempos: Amélia & Duarte, de Alice Guimarães e Mónica Santos; Blood Brothers, de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra; Inventário de Natal, de Miguel Gomes; Longe do Éden, de Carlos Amaral; Três Semanas em Dezembro, de Laura Gonçalves; e Campo à Beira Mar, de André Ruivo.

A sessão EUROPA EM CURTAS inclui filmes distribuídos pelo Short Circuit, rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curta-metragens, e que dão a conhecer autores europeus e o seu olhar sobre o mundo.

CONTOS À SOMBRA DAS ÁRVORES é o programa para maiores de 4 anos, composto por pequenas histórias sem falas, que nos levam  por viagens pelas quatro estações do ano. Também destinado a toda a família é o programa CURTINHAS, uma proposta da Casa da Animação em parceria com o Festival de Cinema de Estugarda, e inclui um conjunto de curtas-metragens para maiores de 6 anos.

Esta 3ª Edição d’ O Dia Mais Curto irá contar ainda com duas sessões especiais a destacar: na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com estreia na capital das curtas-metragens Vigil de Rita Cruchinho, Rampa de Margarida Lucas, A Torre de Salomé Lamas, e Sobre El Cielo, de Jorge Quintela; e no Teatro Municipal de Vila do Conde, as curtas Vila do Conde Espraiada de Miguel Clara Vasconcelos, e A Glória de Fazer Cinema em Portugal, de Manuel Mozos – ambos os filmes produzidos pela Curtas Metragens CRL, foram rodados na cidade e têm uma grande ligação com a história de Vila do Conde.

À semelhança do aconteceu no ano passado, a Metro do Porto associa-se à iniciativa exibindo, em algumas estações e carruagens, curtas-metragens de animação durante todo o dia 21 de dezembro. Também a cadeia de lojas Fnac voltará a exibir sessões em alguns dos seus estabelecimentos.

A RTP e a TV Cine também vão participar: o Cinemax, da RTP, exibiu nos passados dias 9 e 16 os filmes Três Semanas em Dezembro, de Laura Gonçalves; Within, de Natália Azevedo Andrade; Vicky and Sam, de Nuno Rocha; e Miami, de Simão Cayatte. Por sua vez, a TV Cine exibe, às 21h00 do dia 21, os filmes Lar Doce Lar, de Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazevet, Paccolat Stéphane; Nada Fazi, de Filipa Reis, João Miller Guerra; e La Chambre Jaune, de André Godinho.

O canal francês ARTE vai exibir no programa especial do Court-Circuit, a curta-metragem de animação Amélia & Duarte, de Mónica Santos e Alice Guimarães.

O Dia Mais Curto será igualmente celebrado por estudantes de diferentes graus de ensino, com sessões de curtas-metragens em escolas do ensino básico e secundário, exibindo programas próprios compostos por curtas-metragens realizadas por alunos dos cursos de Cinema e Multimédia.

Na edição de 2014, o evento contou com cerca de 4000 espectadores, 68 sessões e mais de 35 filmes, em 24 localidades portuguesas.

Vê o programa completo em http://www.odiamaiscurto.curtas.pt/ 

 

Andreia Lola Lourenço

Produtora . Licenciada em Cinema e Televisão . Full-time dreamer . Movida por filmes, séries, livros e todas as áreas criativas em geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *