Bill Skarsgard como Pennywise | ©Warner Bros.

6 Coisas que (Possivelmente) Não Sabias sobre IT

[tps_header]

Depois de uma adaptação em formato minissérie nos anos 90, IT, o clássico de Stephen King chegou ao grande ecrã em 2017 e já se tornou num filme a não perder. Neste artigo desenterramos 6 curiosidades sobre o fenómeno que te vai tirar o sono nos próximos meses.

[/tps_header]

Depois de uma moderadamente bem sucedida adaptação em 1990 do clássico da literatura de Stephen King de 1986, Pennywise o palhaço demoníaco chegou ao grande ecrã pelas mãos de Andy Muschietti (Mamã, 2013) e com uma performance arrepiante de Bill Skarsgård (“Atomic Blonde”, 2017). Agora poderás rever este aterrorizante filme no Canal Hollywood no dia 9 de julho e no dia 16 de julho!

Em preparação para a estreia da nova versão de Pennywise, a MHD resolveu recordar 6 curiosidades que, possivelmente, não sabias sobre IT.

1. Inspiração Real

it
John Wayne Gacy pode ter sido a verdadeira inspiração de Pennywise

Sim, leram bem. Pennywise tem uma inspiração na vida real e depois de obtermos esta informação dramática, estamos mais do que prontos para nos resguardar no repelente oficial de monstros mais eficaz do cinema: o vale dos lençóis. Ao que parece, a entidade demoníaca que assombra “IT” inspira-se em John Wayne Gacy, um serial killer americano que entre 1972 e 1978 torturou, assediou e matou mais de 30 crianças, sendo condenado à morte em 1980. Gacy ganhou a fama de “Palhaço Assassino” porque era conhecido (e querido) pelos seus serviços em festas para crianças, eventos de caridade e desfiles onde se mascarava de Pogo, O Palhaço, uma personagem que ele próprio concebeu e que, segundo o próprio, lhe permitia “regressar à infância”.




 2. Protagonista aterrador

it
Diz olá aos teus pesadelos!

Ninguém diria que poderia sequer existir outro ator na corrida para tornar-se Pennywise depois de assistirmos ao transtornador retrato de Tim Curry – por falar nisso, Alice Cooper estava na corrida para interpretar o palhaço assassino. De facto, a entrega de Curry ao papel foi tal que, segundo os comentários dos restantes atores na edição de DVD, várias pessoas começaram a evitar o ator com desconforto e receio.




3. Origem longínqua

it
Ninguém sabe ao certo de onde veio Pennywise.

A origem exata de IT é nublada e incerta, mas há algumas certezas. A primeira delas é que ele não pertence à Terra. Na verdade, nem sequer a este Universo que conhecemos! Ele é uma entidade do chamado “Macroverso”, que existia antes do Big Bang e que aterrou, qual asteróide rebelde, naquilo que viria a tornar-se a cidade de Derry há muitos, muitos anos. Até 1715 manteve-se em estado de hibernação, e regressando para espalhar o pânico a cada 25-30 anos, IT é um metamorfo cuja verdadeira forma não conhecemos.




4. Ninguém conhece a sua verdadeira forma

Tim Curry assume a total loucura de Pennywise.

IT assume a forma dos maiores medos que atormentam cada pessoa, no entanto, a sua verdadeira forma é largamente desconhecida, apesar de haver quem diga que a aranha gigante que aparece no final da minissérie possa ser um forte indicativo próximo.




5. Relação com Dark Tower

it
Dark Tower – cuja adaptação foi lançada também este ano nos cinemas – tem profundas ligações a IT

É curioso e oportuno que diferentes adaptações de “A Torre Negra” e “IT” tenham sido lançadas no mercado cinematográfico com tão pequeno intervalo de tempo – é que, na realidade, as duas obras de Stephen King estão intimamente relacionadas. Ora IT é uma entidade demoníaca do Macroverso, onde Maturin (também conhecido por A Tartaruga), uma força do bem, reside. A Tartaruga é um dos guardiões dos suportes da Torre Negra e um dos grandes nemesis de Pennywise.




6. Fiéis Discípulos

it
Pennywise tem MUITOS seguidores.

Pennywise e Stephen King já foram repetidamente acusados de inspirar vários discípulos que protagonizaram episódios bizarros na vida real. O mais célebre de todos eles é, provavelmente a história de Northampton em 2013, quando um indivíduo vestido de palhaço foi várias vezes visto nas ruas a aterrorizar a população local. Este seguidor dedicado tornou-se um fenómeno das redes sociais, despoletou a hashtag viral #northamptonclown e criou a sua própria página de Facebook. Um ano depois, vários habitantes de Bakersfield e Wasco na Califórnia reportaram ter sido perseguidos por um palhaço com uma machete durante a noite.

(publicado originalmente a 6 de setembro de 2017, adaptado a 9 de julho de 2022).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *