© Cidades Irrequietas Filmes

61-63 de Ricardo G. Santos em exibição no 75º Festival de Cannes

O 75º Festival de Cannes ficará marcado pela curta 61-63 de Ricardo G. Santos no Short Film Corner. Vem conhecer este projeto.

É já no próximo dia 25 de maio que “61-63” de Ricardo G. Santos será mostrado no Short Film Corner da 75ª edição do Festival de Cannes. Trata-se da mais recente curta-metragem de Ricardo G. Santos, licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, atual diretor artístico da RUGAS Associação Cultural e co-gestor da produtora Cidades Irrequietas Filmes.

61-63
© Cidades Irrequietas Filmes

Ricardo G. Santos além da cadeira de realizador, esteve responsável pelo argumento, pela montagem e pela sonoridade de “61-63” que será mostrado no Market Screenings do Short Film Corner, na secção Rendez-Vous Industry do Festival de Cannes 2022. Na verdade, esta será uma três curtas-metragens portuguesas com visionamento privado em Cannes.

A sinopse oficial de “61-63” deixa-nos com muita vontade de estarmos presentes durante a exibição, tratando-se de uma viagem intimista que cruza África e Portugal.

O soldado que chega a um lugar, sem saber ao que vai, para onde vai, vê-se confrontado com uma violência atroz, com a morte, com a escassez e solidão. Deixa para trás a sua família, amigos e uma vida que conhece, a única relação com o passado de cada um faz-se somente por meio de cartas, por vezes, escassas e fotografias.

Para Ricardo G. Santos a curta-metragem “61-63” é uma carta de amor ao seu pai e “uma necessidade de refletir, crítica e criativamente, sobre um assunto da nossa história recente, enquanto país colonizador, que na generalidade tende a ser esquecido, com narrativas que pouco coincidem com os factos reais”. A curta ganhou forma à medida que Ricardo G. Santos ia descobrindo as fotografias de família e promete agora conquistar o público em Cannes 2022.

“61-63” é uma produção 100% nacional da Cidades Irrequietas Filmes com a Escola Superior de Teatro e Cinema. A 75ª edição do Festival de Cannes decorre entre os dias 17 e 28 de maio.

Vale a pena referir que o Short Film Corner é um programação determinada pela Association Française du Festival International du Film que decorre em Cannes como parte do festival, de 23 a 27 de maio de 2022. O seu principal objetivo é promover o contacto e interação entre profissionais de curta-metragens, para divulgação dos seus trabalhos. Na verdade, não se trata de nenhuma selecção oficial nem uma seleção de filmes em competição e funciona essencialmente como um mercado cinematográfico utilizado por profissionais deste setor. Mais informações poderão ser encontradas na página oficial de Cannes Court Métrage.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *