© Cidades Irrequietas Filmes

61-63 de Ricardo G. Santos em exibição no 75º Festival de Cannes

O 75º Festival de Cannes ficará marcado pela curta 61-63 de Ricardo G. Santos no Short Film Corner. Vem conhecer este projeto.

É já no próximo dia 25 de maio que “61-63” de Ricardo G. Santos será mostrado no Short Film Corner da 75ª edição do Festival de Cannes. Trata-se da mais recente curta-metragem de Ricardo G. Santos, licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, atual diretor artístico da RUGAS Associação Cultural e co-gestor da produtora Cidades Irrequietas Filmes.

61-63
© Cidades Irrequietas Filmes

Ricardo G. Santos além da cadeira de realizador, esteve responsável pelo argumento, pela montagem e pela sonoridade de “61-63” que será mostrado no Market Screenings do Short Film Corner, na secção Rendez-Vous Industry do Festival de Cannes 2022. Na verdade, esta será uma três curtas-metragens portuguesas com visionamento privado em Cannes.

A sinopse oficial de “61-63” deixa-nos com muita vontade de estarmos presentes durante a exibição, tratando-se de uma viagem intimista que cruza África e Portugal.

O soldado que chega a um lugar, sem saber ao que vai, para onde vai, vê-se confrontado com uma violência atroz, com a morte, com a escassez e solidão. Deixa para trás a sua família, amigos e uma vida que conhece, a única relação com o passado de cada um faz-se somente por meio de cartas, por vezes, escassas e fotografias.

Para Ricardo G. Santos a curta-metragem “61-63” é uma carta de amor ao seu pai e “uma necessidade de refletir, crítica e criativamente, sobre um assunto da nossa história recente, enquanto país colonizador, que na generalidade tende a ser esquecido, com narrativas que pouco coincidem com os factos reais”. A curta ganhou forma à medida que Ricardo G. Santos ia descobrindo as fotografias de família e promete agora conquistar o público em Cannes 2022.

“61-63” é uma produção 100% nacional da Cidades Irrequietas Filmes com a Escola Superior de Teatro e Cinema. A 75ª edição do Festival de Cannes decorre entre os dias 17 e 28 de maio.

Vale a pena referir que o Short Film Corner é um programação determinada pela Association Française du Festival International du Film que decorre em Cannes como parte do festival, de 23 a 27 de maio de 2022. O seu principal objetivo é promover o contacto e interação entre profissionais de curta-metragens, para divulgação dos seus trabalhos. Na verdade, não se trata de nenhuma selecção oficial nem uma seleção de filmes em competição e funciona essencialmente como um mercado cinematográfico utilizado por profissionais deste setor. Mais informações poderão ser encontradas na página oficial de Cannes Court Métrage.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1370 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.