69º Festival de Cannes: O Desprezo em cartaz
O cartaz oficial do 69ºFestival de Cannes, que vai de correr de 11 a 22 maio foi concebido a partir de uma imagem do filme ‘O Desprezo’, de Jean-Luc Godard, na Casa Malaparte.
A escadaria, o mar, o horizonte, um homem que sobe os degraus do sonho sob o calor de uma dourada luz mediterrânea, são os elementos que compõem a imagem do cartaz de Cannes 69. É igualmente uma visão que retoma uma citação logo no início do filme O Desprezo, de Jean-Luc Godard: O cinema transforma o nosso olhar sobre o mundo de acordo com os nossos desejos.
Michel Piccoli, é o protagonista desta ascensão na famosa Casa Malaparte em Capri, do escritor Curzio Malaparte, desenhada pelo arquiteto racionalista Adalberto Libera, onde o filme foi rodado e esta é uma cena de O Desprezo, inspirado no romance Il Disprezzo, do escritor Alberto Moravia. Trata-se de uma escolha simbólica, pois este filme é considerado como um dos melhores de todos os tempos do cinemascope (com o par romântico Michel Piccoli/Brigitte Bardot ao lado de Fritz Lang que tem uma participa como ele próprio, com fotografia Raoul Coutard e a música Georges Delerue), e uma obra que marcou as histórias de amor no cinema.
Quase a comemorar 70 anos, segundo o Festival de Cannes escolheu este ano O Desprezo, como a sua imagem para reforçar o seu eterno compromisso de honrar os criadores, celebrar a história do cinema e acolher novos formas de olhar o mundo. Ao mesmo tempo trata-se da ideia de uma ascensão, com passos que sobem em direção ao horizonte infinito de uma tela de projeção.
Este cartaz do 69º Festival de Cannes, foi concebido por Hervé Chigioni e pelo designer gráfico Gilles Frappier. A identidade visual foi criada por Philippe Savoir (Filifox).
JVM