7 Coisas que (possivelmente) Não Sabias sobre Macbeth

Macbeth, a peça amaldiçoada de Shakespeare, chega novamente ao grande ecrã, e aproveitamos a ocasião para desvendar alguns dos seus maiores segredos.

Realizada por Justin Kurzel e protagonizada por Michael Fassbender e Marion Cotillard, a nova versão da “peça escocesa” promete deixar marca na sétima arte.

 

1. O verdadeiro (e benevolente) Macbeth

macbeth2

Toda a gente sabe que Shakespeare se inspirava bastante na literatura do seu tempo para criar as suas peças teatrais – e Macbeth não foi uma exceção. Além de beber detalhes e informação de Discovery of Witchcraft de Reginald Scot, a sua fonte de inspiração primária foi Holinshed Chronicles de Raphael Holinshed, que fazia o relato detalhado da história e mitologia da Escócia, incluindo o reinado de Mac Bethad mac Findláich (Macbeth). De facto, Shakespeare deturpou bastante a história real e o temperamento do rei, já que o verdadeiro Macbeth reinou durante 17 pacíficos anos tendo sido um líder muito generoso com a igreja.

 

2. O favorito

macbeth

Trono de Sangue (1957) de Akira Kurosawa é a adaptação cinematográfica de Macbeth favorita de Michael Fassbender.

Lê Também:
Contágio será exibido no Canal Cinemundo

 

Lê também: Abril é o mês de Shakespeare na RTP 2

 

3. Macbeth Mutante

macbeth7

Michael Fassbender é o quarto mutante de X-Men a interpretar uma versão do famoso rei escocês de Shakespeare. James McAvoy, Patrick Stewart e Ian McKellen já interpretaram também este papel em palco ou no grande ecrã.

 

4. Tragédia de perna curta

macbeth5

Ainda que, na forma original, Macbeth seja composto por 5 atos, 21 cenas e mais de 17.000 palavras de texto… é uma das peças mais curtas de Shakespeare, constituindo-se como quase metade de Hamlet.

 

Lê ainda: Macbeth, em análise 

 

5. Rainha Má

macbeth3

As semelhanças entre a Rainha Má de A Branca de Neve com Lady Macbeth não são fruto da coincidência. Walt Disney bebeu muita inspiração para a sua criação na personagem de Shakespeare descrevendo mesmo a Rainha Má como “uma mistura de Lady Macbeth e o Lobo Mau”.

 

6. Aplausos de pé

macbeth6

O filme de Justin Kurzel recebeu uma ovação de 10 minutos depois da sua exibição na 68ª Edição do Festival de Cannes.

Lê Também:
As 10 melhores vencedoras do Óscar para Melhor Atriz

 

7. A peça amaldiçoada

macbeth4

O meio teatral é tremendamente supersticioso, mas é difícil destacar uma outra peça tão supersticiosa como Macbeth. De facto, no meio teatral britânico, diz-se que nem o seu nome pode ser pronunciado, sendo muitas vezes anunciada como “the Scottish play“. A superstição construiu-se à volta da noção de que a peça de Shakespeare atrai azar, já que há vários relatos de acidentes graves relacionados com a mesma, desde mortes de protagonistas até incêndios famosos (veja-se o exemplo do Teatro Nacional D. Maria II, em 1964, quando a peça estava em cena). Só o facto de dizer a palavra “Macbeth” num teatro (quando não numa representação da mesma) pode trazer azar requerendo um ritual de purificação complexo (que pode envolver, entre outras coisas, dar voltas completas ao recinto do teatro, cuspir, recitar um verso de outra peça de Shakespeare e ser convidado a entrar de novo). É, de facto, uma peça amaldiçoada.


 

Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *