8 Coisas que (possivelmente) Não Sabias sobre Warcraft
Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos é uma das mais ansiadas adaptações de videojogos ao universo cinematográfico; prestes a chegar ao imaginário da sétima arte, examinamos algumas das maiores curiosidades que envolvem este colossal blockbuster.
1. Base literária
Apesar de ter sido originalmente criada como uma série de videojogos em meados dos anos 90, a saga Warcraft teve tanto sucesso que não demorou muito tempo até se estender a outros meios – o mais notável, a literatura. Com dezenas de livros, revistas e bandas-desenhadas como base, Duncan Jones e Charles Leavitt conseguiram sustentar a história do filme, sobretudo, em dois romances: Rise of the Horde e The Last Guardian que exploram, sob pontos de vista distintos, a invasão dos orcs.
2. Criadores do jogo a bordo
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Quando se dá lugar a uma adaptação cinematográfica de um grande videojogo, a norma é que a empresa por detrás da produção do mesmo abra caminho ao estúdio para que este faça o que bem entender com o projeto no grande ecrã. Bom… não desta vez! Desde o início a Blizzard esteve envolvida em todos os passos da produção para garantir que esta era o melhor e mais fiel filme que poderia ser feito sobre Warcraft.
3. Realizado por… Bowie Jr.?
Duncan Jones é um promissor visionário inglês que esteve no leme dos subvalorizados thrillers de ficção científica Moon – O Outro Lado da Lua (2009) e O Código Base (2011). De facto, o jovem realizador fez com que o mundo reparasse no seu nome sem sequer usar o seu poderoso apelido: Bowie. Duncan Zowie Haywood Jones era o filho único de David Bowie, fruto do seu casamento com Angela Barnett.
4. … Mas não foi a primeira escolha
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Sam Raimi, criador de Evil Dead e da saga de Homem-Aranha (no grande ecrã) foi a primeira escolha para orquestrar a passagem de Warcraft para o grande ecrã, no entanto, o realizador americano abandonou o projeto em 2012 afirmando falta de tempo (entre a azáfama de realizar Oz: O Grande e Poderoso).
5. Longa gestação
A Blizzard anunciou que a adaptação cinematográfica de Warcraft ia acontecer em 2006, no entanto, os preparativos, escrita de argumento e pré-produção acabaram por tomar cerca de sete anos. Seguiram-se 123 dias intensos de filmagens e o projeto de Duncan Jones passou ainda por um extenuante período de pós produção que durou… 20 meses! Tudo isto contribuiu para chegar a uma criação de ambiência em perfeita harmonia com o fantástico universo introduzido pelos célebre videojogo.
6. Armas impressas
Richard Taylor, o mestre dos efeitos visuais físicos que encheu o armário de Óscares pelo seu trabalho na saga d’O Senhor dos Anéis, foi o responsável pela criação das armas e armaduras dos personagens do universo de Warcraft. O mais surpreendente é que o seu grande segredo para esta aventura de efeitos visuais foram… as impressoras 3D – foi esta a tecnologia vanguardista que utilizou para construir o magnífico arsenal humano e orc.
7. Inspiração em Hulk
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Para uma captação de movimento e criação visual de topo, Duncan Jones confiou nos especialistas Bill Westenhofer, Jason Smith e Jeff White – este último, nada mais que o responsável pela interpretação de Hulk em Os Vingadores. O realizador afirmou que, na sua opinião, a mutação e genética de Hulk seria muito semelhante à dos Orcs.
8. Mais efeitos práticos do que julgamos
Na criação de um universo tão plenamente fantasioso como o de Warcraft, seria bastante fácil deixarmo-nos levar pelas singulares fantasias dos efeitos visuais, mas Duncan Jones fez questão de usar efeitos práticos sempre que possível. O exemplo mais extraordinário é o da floresta criada num soundstage. A atriz Paula Patton admitiu mesmo que “foi construída à escala e tínhamos lá cavalos e saltávamos de árvores e tudo mais”.