Trio original dos Meat Puppets lança “Warranty”

Os membros iniciais dos Meat Puppets reuniram-se, anunciam o seu primeiro álbum em 24 anos, Dusty Notes, e divulgam o single “Warranty”.

O trio original que compunha os Meat Puppets vai lançar o seu primeiro álbum desde No Joke!, de 1995. Dusty Notes sairá dia 8 de março, por via da Megaforce. Para além de Curt e Kris Kirkwood e Derrick Bostrom, participam também no álbum o pianista jazz Ron Stabinsky, nos teclados, e o filho de Curt, Elmo, na guitarra.

Meat Puppets - Dusty Notes - Warranty
Capa do álbum Dusty Notes

Tudo começou quando os irmãos Curt Kirkwood (voz e guitarra) e Cris Kirkwood (voz e baixo) e Derrick Bostrom (bateria) se reuniram, ainda jovens universitários, para fazer música, em 1980. Integrando a família da SST Records, a sua idiossincrática fusão progressiva de punk com rock psicadélico e música country influenciou bandas como os Dinosaur Jr, Sebadoh, Pavement e Nirvana, em cujo concerto MTV Unplugged in New York participaram. Meat Puppets II (1984) e Up to the Sun (1985) permanecem até hoje o enunciado definitivo da banda e clássicos de culto.

Os Meat Puppets, tal como compostos originalmente, duraram 16 anos, antes de se dissolverem. Depois de um hiato de quatro anos, Curt Kirkwood reactivou a banda e, após algumas alterações, o novo alinhamento estabilizou com Cris Kirwood no baixo e Shandom Sahm na bateria. Deste tempo, o álbum mais bem recebido pela crítica foi Rat Farm (2013).  Os dois irmãos, Cris e Curt Kirkwood, voltaram a juntar-se com o baterista Derrick Bostrom, passados 24 anos, para actuar no Arizona Music & Entertainment Hall of Fame, já em 2017. Ao longo de um alinhamento que incluía “Lake of Fire,” “Plateau” e “Backwater,” canções que marcaram uma época, a ligação entre os músicos era muito forte e familiar, como Bostrom afirma, sem reservas: “Era tão intensa que nem eu a podia negar! Lembrei-me porque fazíamos isto. Foi mágico!”

Lê Também:   American Football lançam "Silhouettes" e anunciam novo álbum

Em Dusty Notes a sonoridade de punk psicadélico foi atenuada, com o veio country a sobressair, como se pode ouvir em “Warranty”. Esta nova oferta dos Meat Puppets, composta por canções que Curt descreve como “simples mas cativantes”, demonstra, mais uma vez, o famoso dom de Curt Kirkwood para transformar e juntar vários estilos, criando algo único. Será que se adivinha uma nova vida para este banda de culto? Por enquanto, temos um single para matar saudades, um álbum para esperar e uma digressão pelos EUA, em 2019, com datas por anunciar.

MEAT PUPPETS, DUSTY NOTES | “WARRANTY”

MEAT PUPPETS, DUSTY NOTES | Alinhamento

  1. “Warranty”
  2. “Nine Pins”
  3. “On”
  4. “Unfrozen Memory”
  5. “Dusty Notes”
  6. “The Great Awakening”
  7. “Sea Of Heartbreak”
  8. “Nightcap”
  9. “Vampyr’s Winged Fantasy”
  10. “Outflow”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *