© Paramount Pictures

Viacom + CBS suficiente para rivalizar com Netfix, Disney ou Apple?

Após 13 anos da sua separação, a Viacom Inc. e CBS Corporation voltam a unir-se numa única empresa. Será isso o suficiente para rivalizar com os grandes do entretenimento: Netfix, Disney, AT&T ou Apple?

A empresa americana foi fundada em 1952 com o nome de CBS Films, ao longo das décadas sofreu algumas alterações de nome, sendo batizada de Viacom Inc. a meados da década de 70, altura em que ambas as companhias se separaram pela primeira vez. O conglomerado multimédia voltou a unir-se em 1999, no entanto uma nova separação ocorreu em 2006.

Para quem não está familiar com estas empresas, a Viacom é constituída pelo estúdio cinematográfico Paramount Pictures, a MTV, o popular canal de comédia Comedy Central, e ainda a Showtime. Já a CBS Corporation é formada pela estação televisiva generalista CBS, os seus estúdios derivantes, e possui um investimento de 50% na The CW.

Esta junção surge numa altura em que as grandes empresas de entretenimento – Apple, AT&T, e Disney – estão a tentar com o gigante do streaming, Netflix. A CBS e Viacom vê a união como a única opção para a sobrevivência das duas empresas neste muito extremamente competitivo.

Lê Também:   5 Grandes questões sobre o acordo Disney-Fox

Contudo, apesar da união dar mais força a ambas as empresas, estas continuam a não ter tamanho suficiente para competirem com os gigantes da área. Segundo o que sugere o site de referência Vox, o qual pertence ao grupo concorrente Comcast, isto leva à especulação da industria de que as empresas esperam ser adquiridas por um dos grandes. No entanto, a promessa que fica por parte da empresa, é pretende adquirir companhias de menor escala de forma a alargar a sua pegada de influência.

Viacom CBS
Fonte: Vox
Lê Também:   Disney conclui oficialmente aquisição da 21st Century Fox

A empresa de conteúdo premium que surge desta fusão é detentora de um forte portefólio em todas as categorias chave, incluindo Notícias, Desporto, Entretenimento, Cultura Pop, Comédia, Música e Crianças – tornando-a parceira de eleição para distribuidores e anunciantes. A companhia fruto da união será liderada por Bob Bakish, no papel de Presidente e CEO, que comentou a união dizendo:

“Hoje é um dia muito importante para a CBS e para a Viacom, pois unimos os nossos recursos e capacidades. Tornamo-nos uma das poucas empresas com o conteúdo e o alcance necessário para moldar o futuro da nossa indústria. A nossa capacidade única de produzir conteúdo premium e de sucesso para audiências de todo o mundo – para as nossas próprias plataformas, bem como para as dos nossos parceiros – vai permitir que consigamos maximizar o nosso negócio hoje, enquanto nos posicionamos para liderar os próximos anos. Quando olhamos para o futuro, não podíamos estar mais entusiasmados com as oportunidades em vista para a nova empresa, bem como para todos os nossos stakeholders – incluindo os consumidores, a comunidade criativa, parceiros comerciais, colaboradores e, claro, os nossos acionistas”.

Já Joe Ianniello, que ocupará o lugar de Chairman e CEO da CBS, prometeu um futuro global e cheio de criatividade:

“Esta fusão traz um conjunto de novas e fantásticas oportunidades para ambas as empresas. Na CBS estamos a passar por um momento excecional – a nível criativo e operacional – e o portfólio da Viacom ajudar-nos-á a acelerar este crescimento. Estou entusiasmado com tudo o que faremos juntos, enquanto construímos o nosso sucesso contínuo. E, pessoalmente, fico muito contente por poder manter-me focado naquela que é a prioridade da CBS – continuar a nossa transformação para uma empresa global e multiplataforma de conteúdos premium.”

Qual será a empresa vencedora da batalha pelo trono do streaming?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *