American Honey é o favorito dos British Independent Film Awards

American Honey, o novo épico juvenil de Andrea Arnold, arrecadou quatro British Independent Film Awards, incluindo o cobiçado galardão de Melhor Filme.

 

american honey leffest
American Honey

 

Há umas semanas, American Honey conquistou a rara, ou inédita, honra de ter sido o filme mais nomeado por ambas as associações que dominam a celebração do cinema independente anglófono dos dois lados do Atlântico, os Independent Spirit Awards e os British Independent Film Awards. Na passada noite de dia 4 de dezembro, ocorreu a cerimónia dos prémios britânicos e parece que o amor por American Honey não se estende somente a nomeações.

A noite começou bem para o primeiro filme de Andrea Arnold rodado nos EUA com a vitória do diretor de fotografia Robbie Ryan numa categoria que o via a competir com editores, agentes de casting, designers de efeitos especiais e sonoplastas. O próprio Ryan parecia incrédulo mas basta dar uma olhadela ao trailer de American Honey para se entender como esta honra foi plenamente merecida por este frequente colaborador de Arnold.

 

under the shadow
Under the Shadow

 

Ao longo da noite, contudo, foi outro filme a se afirmar como favorito, arrecadando os prémios de Melhor Argumento, Melhor Realizador Estreante e Melhor Atriz Secundária. Under the Shadow é a obra-prima de terror anglo-iraniana do jovem Babak Anvari e que já este ano tinha causado furor em Portugal quando aterrorizou as audiências do MOTELx. Merecedor de particular destaque é também a idade da atriz Avin Manshadi que, com 10 anos, foi claramente a mais jovem e surpreendente vencedora da noite.

Lê Também: Depois de Leonardo DiCaprio, é hora de uma previsão aos Óscares 2017

Outro filme a receber múltiplos troféus antes de a equipa de American Honey voltar a subir ao palco foi Eu, Daniel Blake. O vencedor da Palme D’Or assinado por Ken Loach foi honrado com dois prémios de atuação, Melhor Ator para o comediante Dave John e Melhor Atriz revelação para a maravilhosa Hayley Squires, cujo lacerante naturalismo dá a este filme a sua pulsante e dolorosa humanidade.

 

eu daniel blake
Eu, Daniel Blake

 

Mas, no final da noite, foi American Honey a dominar. Primeiro, a jovem Sasha Lane foi honrada com o prémio de Melhor Atriz por aquele que foi o seu primeiro trabalho em cinema. A surpresa foi tão grande que a atriz, que estava a acompanhar a cerimónia à distância no twitter, parecia não acreditar na sua sorte. Andrea Arnold subiu ao palco para receber o prémio em nome da protagonista do seu filme, mas lá ainda ia voltar duas vezes, primeiro quando ganhou o troféu de Melhor Realizador e quando o seu maravilhoso épico adolescente lhe valeu a honra máxima da noite, o galardão de Melhor Filme.

Lê Ainda: Moonlight sai vitorioso dos Los Angeles Critics Awards

Tirando estas três obras, apenas mais um filme recebeu múltiplos prémios. Adult Life Skills valeu a Brett Goldstein a honra de Melhor Ator Secundário, enquanto o guião escrito por Rachel Tunnard lhe valeu o galardão destinado a condecorar a Melhor Argumentista Estreante.

 

moonlight
Moonlight

 

Outros vencedores da noite foram ainda Moonlight, que continua o seu domínio da Awards Season mesmo na Europa, com o prémio de Melhor Filme Independente Internacional; Notes on Blindness ganhou Melhor Documentário, Camille Gatin foi considerada melhor Produtora Estreante pelo seu trabalho em The Girl with All the Gifts, Jacked mereceu a honra de Melhor Curta-Metragem e, finalmente, o obscuro The Greasy Stranger ganhou o Prémio Descoberta.

 


Para não perderes nenhuma novidade da Awards Season fica bem atento às notícias diárias da Magazine HD!

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *