Birds of Prey (And the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn) © Warner Bros. Pictures

Tenet e Birds of Prey com trailers lançados em exclusivo nos cinemas

A Warner Bros. está a ser inovadora e apresentou os trailers de “Tenet” e “Birds of Prey”  em exclusivo nos cinemas. 

O lançamento dos trailers dos filmes podem, por um lado, despertar o interesse do espectador para assistir a um filme tão desejado. Por outro lado, também podem revelar demasiado de um projeto, uma vez que após o seu lançamento, surgem vídeos de Youtubers e vários cinéfilos a explicar plano a plano imagens vistas em meros segundos.

A verdade é que, no decurso dos últimos anos, os trailers tornaram-se demasiado previsíveis. Primeiro, um estúdio lança nas redes sociais um teaser do trailer de apenas 15 a 30 segundos, avisando quando é que o trailer irá sair online. Depois, o trailer é lançado naquele dia como anunciado, antes de ser exibido nas salas de cinema, como antecedente da sessão (a juntar com publicidade que nunca mais acaba!).

No entanto, a Warner Bros. Pictures, uma das maiores produtoras e distribuidoras de cinema de Hollywood está decidida a reverter aquilo que parece ser norma para os outros departamentos de marketing cinematográfico. E são exatamente os trailers de “Tenet” e de “Birds of Prey” – que estreiam em 2020 – a serem merecedores das decisões inovadoras.

Lê Também:   Óscares 2020 | O que Veneza pode significar para a corrida
Tenet
O novo filme de Christopher Nolan está envolto em mistério “Tenet” © Warner Bros. Pictures

Ambos os filmes têm sido muito comentados este ano, afinal o primeiro é o novo filme de Christopher Nolan (cuja narrativa está guardada nos segredos dos deuses, como costume nas obras do cineasta britânico). Já o segundo, é o novo filme que coloca Margot Robbie de regresso ao papel de Harley Quinn, que apresentou em “Esquadrão Suicida” (2015).

O primeiro trailer de “Birds of Prey”, de Cathy Yan, foi lançado antes do filme da Warner Bros. Pictures “It: Capítulo 2”. Este começa com o logótipo da Warner Bros., e a mesma música ouvida em “It”, além de que entram balões vermelhos a flutuar, e o espectador é levado a crer que se trata de mais um filme da série de horror de Andy Muschietti. Contudo, Harley Quinn (Margot Robbie), entra no ecrã para destruir os balões e exclama: “Eu estou farta de palhaços” – referindo-se certamente a Joker, que no primeiro filme foi interpretado por Jared Leto. Para aumentar o interesse do público é bem provável que um novo trailer surja antes da exibição do novo “Joker”, com Joaquin Phoenix.

No trailer assistimos a uma montagem rápida em que surgem novas personagens: Huntress (Mary Elizabeth Winstead), Black Canary (Jurnee Smollett-Bell) e Renee Montoya (Rosie Perez), ao som de “Heads Will Roll”, dos Yeah Yeah Yeahs. No filme estão ainda Ella Jay Basco como Cassandra Cain, Chris Messina como Mr. Zsasz e Ewan McGregor como o vilão Black Mask. “Birds of Prey” estreia a 7 de fevereiro de 2020 nos EUA.

Quanto ao épico de acção de Christopher Nolan, o trailer teve quase 1 minuto, e estreou exclusivamente antes das exibições selecionadas de “Hobbs & Shaw” no início de agosto e nunca foi carregado online. No elenco de “Tenet” estão Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Aaron Taylor-Johnson, Kenneth Branagh, Clémence Poésy, John David Washington, Himesh Patel Himesh Patel e Michael Caine.

Esta decisão da Warner Bros. é um verdadeira revolução nas estratégias de marketing das distribuidoras, criando assim mais suspense e mistério em torno de grandes produções, e dando ao cinema e o seu verdadeiro rosto: o da sala de cinema. Talvez seja este o futuro, tendo em conta as estreias crescentes em streaming e o facto de serem criadas mil e uma teorias sobre as narrativas que muitas vezes são desnecessárias e exageradas por parte dos fãs. O facto da Warner Bros. fazê-lo com dois dos maiores filmes de 2020 prova que estão abertas as portas para os trailers apenas no cinema no futuro.

O que pensas desta decisão da Warner Bros.? Gostarias de ver os trailers só no cinema?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *