Birds of Prey (And the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn) © Warner Bros. Pictures

Tenet e Birds of Prey com trailers lançados em exclusivo nos cinemas

A Warner Bros. está a ser inovadora e apresentou os trailers de “Tenet” e “Birds of Prey”  em exclusivo nos cinemas. 

O lançamento dos trailers dos filmes podem, por um lado, despertar o interesse do espectador para assistir a um filme tão desejado. Por outro lado, também podem revelar demasiado de um projeto, uma vez que após o seu lançamento, surgem vídeos de Youtubers e vários cinéfilos a explicar plano a plano imagens vistas em meros segundos.

A verdade é que, no decurso dos últimos anos, os trailers tornaram-se demasiado previsíveis. Primeiro, um estúdio lança nas redes sociais um teaser do trailer de apenas 15 a 30 segundos, avisando quando é que o trailer irá sair online. Depois, o trailer é lançado naquele dia como anunciado, antes de ser exibido nas salas de cinema, como antecedente da sessão (a juntar com publicidade que nunca mais acaba!).

No entanto, a Warner Bros. Pictures, uma das maiores produtoras e distribuidoras de cinema de Hollywood está decidida a reverter aquilo que parece ser norma para os outros departamentos de marketing cinematográfico. E são exatamente os trailers de “Tenet” e de “Birds of Prey” – que estreiam em 2020 – a serem merecedores das decisões inovadoras.

Lê Também:
Óscares 2020 | O que Veneza pode significar para a corrida
Tenet
O novo filme de Christopher Nolan está envolto em mistério “Tenet” © Warner Bros. Pictures

Ambos os filmes têm sido muito comentados este ano, afinal o primeiro é o novo filme de Christopher Nolan (cuja narrativa está guardada nos segredos dos deuses, como costume nas obras do cineasta britânico). Já o segundo, é o novo filme que coloca Margot Robbie de regresso ao papel de Harley Quinn, que apresentou em “Esquadrão Suicida” (2015).

O primeiro trailer de “Birds of Prey”, de Cathy Yan, foi lançado antes do filme da Warner Bros. Pictures “It: Capítulo 2”. Este começa com o logótipo da Warner Bros., e a mesma música ouvida em “It”, além de que entram balões vermelhos a flutuar, e o espectador é levado a crer que se trata de mais um filme da série de horror de Andy Muschietti. Contudo, Harley Quinn (Margot Robbie), entra no ecrã para destruir os balões e exclama: “Eu estou farta de palhaços” – referindo-se certamente a Joker, que no primeiro filme foi interpretado por Jared Leto. Para aumentar o interesse do público é bem provável que um novo trailer surja antes da exibição do novo “Joker”, com Joaquin Phoenix.

No trailer assistimos a uma montagem rápida em que surgem novas personagens: Huntress (Mary Elizabeth Winstead), Black Canary (Jurnee Smollett-Bell) e Renee Montoya (Rosie Perez), ao som de “Heads Will Roll”, dos Yeah Yeah Yeahs. No filme estão ainda Ella Jay Basco como Cassandra Cain, Chris Messina como Mr. Zsasz e Ewan McGregor como o vilão Black Mask. “Birds of Prey” estreia a 7 de fevereiro de 2020 nos EUA.

Quanto ao épico de acção de Christopher Nolan, o trailer teve quase 1 minuto, e estreou exclusivamente antes das exibições selecionadas de “Hobbs & Shaw” no início de agosto e nunca foi carregado online. No elenco de “Tenet” estão Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Aaron Taylor-Johnson, Kenneth Branagh, Clémence Poésy, John David Washington, Himesh Patel Himesh Patel e Michael Caine.

Esta decisão da Warner Bros. é um verdadeira revolução nas estratégias de marketing das distribuidoras, criando assim mais suspense e mistério em torno de grandes produções, e dando ao cinema e o seu verdadeiro rosto: o da sala de cinema. Talvez seja este o futuro, tendo em conta as estreias crescentes em streaming e o facto de serem criadas mil e uma teorias sobre as narrativas que muitas vezes são desnecessárias e exageradas por parte dos fãs. O facto da Warner Bros. fazê-lo com dois dos maiores filmes de 2020 prova que estão abertas as portas para os trailers apenas no cinema no futuro.

O que pensas desta decisão da Warner Bros.? Gostarias de ver os trailers só no cinema?

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *