©MONSTRA

MONSTRA | Best of Animest, em análise

Em 2022, a MONSTRA decorreu entre os dias 16 e 27 de março e homenageou, como convidado, a Bulgária. Todavia, a homenagem prestada estendeu-se aos países vizinhos e assim surgiu o programa “Da Europa de Leste para Portugal”, o qual inclui precisamente a programação “Best of Animest”, sobre a qual refletimos agora. 

Lê Também:   MONSTRA '22 | TerrorAnim: Curtas, em análise

“Best of Animest” é, em grande parte, uma sessão de homenagem ao cinema de animação realizado na Roménia. Aqui decorre, na capital Bucareste, o conhecido e importante Festival de Animação Animest, o qual caminha a passos largos para a sua 17ª edição, que decorre já no próximo mês de outubro de 2022.

Na Sala 3 do Cinema São Jorge, pelas 19h00 do dia 22 de março, tivemos a oportunidade de presenciar a apresentação desta sessão especial por parte de Mihai Mitrică, diretor do Festival, que fez questão de comunicar aos presentes, de forma elucidativa, de que forma se estrutura a frágil indústria da animação da Roménia.

A sua intervenção, a qual antecipou a projeção de onze breve curtas, focou-se também na justificação da escolha desta seleção para a sessão “Best of Animest”, a qual pretende refletir obras de qualidade no panorama da animação do país (Roménia) , todas elas escolhidas entre a programação do Animest e todas elas com alguns pontos de contacto. Nomeadamente, Mihai deixou a ressalva de que a maioria destas curtas-metragens não havia visto a devida distribuição além fronteiras, devido, em grande parte, às fracas estruturas de distribuição do setor. Por isso, esta pequena sessão confere-se como a oportunidade perfeita para contactar com um produto artístico difícil de encontrar.

Entre as 11 curtas-metragens exibidas destacamos “Sandálias”, a mais longa entre as curtas exibidas. Este filme que conta com 16 minutos de duração conta uma extraordinária história verídica – a história de um homem que percorreu o mundo a pé e entrou até para os recordes mundiais como o maior viajante de sempre (a pé e na sua época). Uma curta que começa por se assemelhar apenas a uma história de contos de fadas acaba por se revelar uma surpreendente jornada que empodera quem contacta com esta história.
Sandálias Sandals curtas monstra
“Sandálias” |©MONSTRA
A esperança, o sonho, são estes valores que guiaram este aventureiro fora de série. Com uma animação singular e um ritmo apropriado, “Sandálias” é uma encantadora criação de Anton Groves e Damian Groves. Esta curta já circula em festivais há quase três anos e, na realidade, merece todo esse destaque e assume-se como uma inteligente escolha por parte do diretor do Festival, no que à seleção MONSTRA diz respeito.

A MONSTRA estará de volta em março de 2023. Fãs desse lado? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *