URSA - A Canção da Aurora Boreal © Natalia Malykhina

IndieJúnior Porto 2023 apresenta primeiras novidades

A 7ª edição do IndieJúnior vai acontecer no Porto, em final de janeiro, e já tem muitas novidades para o público infantil e juvenil. Incluindo bebés!

O tema é o mar, as datas são de 23 a 29 de janeiro de 2023 e o local a cidade do Porto. O IndieJúnior 2023 mudou-se este ano para o Batalha Film Center e, em parceria com o projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa, apresenta neste início de ano a sua 7ª edição.

Pub

O Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil, conhecido por apresentar um programa rico para as famílias desfrutarem da sétima arte, pretende continuar a inovar e para já revela as primeiras novidades da edição. Haverá cinema e oficinas para bebés, um cine-concerto dos The Banksy’s e também um lugar especial para o cinema norueguês na programação geral do festival.

IndieJúnior
© IndieJúnior

Para os mais pequenos, desta vez, o IndieJúnior apresenta o Cinema de Colo. Regressando ao festival, desta vez no Novo Ático, no Coliseu Porto Ageas, esta é uma iniciativa pensada para as crianças entre os 3 meses e os 2 anos e meio; a ideia é que comecem a explorar o grande ecrã com a visualização de pequenos filmes cheios de cor e sons estimulantes que promovam a reação num ambiente seguro. A par deste espaço, o festival oferece também uma nova iniciativa, as oficinas, onde vai ser dado espaço à criatividade para estimular os sentidos dos mais pequenos através de elementos como água, cor e som. O Cinema de Colo será em vários horários de 28 e 29 de janeiro e a oficina “Entre Poças e Borrifos” acontecerá apenas no dia 28 de janeiro, pelas 14h00 e 15h00.

Lê Também:
Canal Panda promove a atividade desportiva para crianças

Aliando também a música ao cinema, o festival propõe este ano um espetáculo dos The Banksy’s (Ilda Teresa de Castro e Vítor Rua), uma dupla que não se limita por definições de género ou estilo. Pela sua viagem sonora eles vão criar um espetáculo que promete surpreender pequenos e graúdos tendo em conta o tema principal da edição, o mar.

Em termos de cinema mundial o IndieJúnior 2023 volta-se para a Noruega e o trabalho desenvolvido no país, garantindo uma seleção de curtas de animação mas também a apresentação de novos filmes. Na Casa das Artes, uma das promessas é a exibição da longa-metragem “O Verão em que Descobrimos os Nossos Superpoderes“, um poderoso filme familiar que acompanha duas irmãs em busca do pai perdido nas montanhas.

Pub

Podes ir consultando mais informações sobre o IndieJúnior Porto 2023 no website oficial do festival e conferir o primeiro alinhamento das sessões FILMar aqui.

Aí por casa já marcaram presença nalguma edição anterior do IndieJúnior? Do que mais gostaram?

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *