© IndieJúnior

IndieJúnior Porto 2023 será no Batalha Film Center

A caminho da 7ª edição, o IndieJúnior Porto terá um novo local mas mantem a vasta programação de cinema, oficinas e outras atividades. É em janeiro de 2023.

Com o Mar como tema, o próximo IndieJúnior Porto terá lugar de 23 a 29 de janeiro de 2023 e será no recém aberto Batalha Film Center. Reunindo um programa rico em atividades para jovens e famílias, a 7ª edição está a ser preparada em parceria com o projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, e com o apoio do programa EEAGrants 2020-2024.

O projeto FILMar, que promove desde 2020 a redescoberta e reinscrição de a títulos dos mais diferentes géneros, exemplificativos do modo como o mar foi estruturante para a  história do cinema produzido em Portugal. Nesse sentido, e com o objetivo da digitalização e divulgação do património cinematográfico nacional, a iniciativa leva ao IndieJúnior dez títulos de cópias restauradas e digitalizadas de curtas-metragens.

Lê Também:
Cinema infantil gratuito regressa a partir de setembro

Paralelamente ao IndieJúnior o festival promove também um trabalho com a escola OSMOPE para a sonorização de dois dos 10 filmes que irão marcar presença na edição. Além deste trabalho de atelier, os alunos da Escola Secundária Inês de Castro, de Vila Nova de Gaia, terão também oportunidade de fazer uma visita ao ANIM – Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, departamento especializada da Cinemateca Portuguesa e onde fica o laboratório FILMar.

A imagem desta 7ª edição também já foi apresentada e foi desenvolvida pela professora, ilustradora e designer Catarina Gomes, seguindo o eixo temático definido para este ano. Pelo design explora e reinterpreta os seus próprios desenhos, as ideias de grandiosidade e ciclicidade associadas ao oceano.

IndieJúnior
© IndieJúnior

Conhece o primeiro alinhamento do IndieJúnior 2023, nomeadamente as sessões FILMar.

Sessão 5 aos 8 anos

  • Conservas de Atum, Castelo Branco Mello (1929)
  • De Sol a Sol, Adolfo Quaresma (1933)
  • Praias de Portugal, Gentil Marques (1952)

Sessão 8 aos 12 anos

  • Ar, Água e Luz, Fernando Garcia (1956)
  • Férias à Beira Mar, Arthur Duarte (1942)
  • O Naufrágio do Veronese, Invicta Filmes (1913)
  • Pesca do Bacalhau, Filmes Samnael (1931)

Sessão 12 aos 15 anos

  • A Indústria Baleeira, José César de Sá (1932)
  • A Obra da Fragata D. Fernando “Educação para a Vida”, Ricardo Malheiro (1950)
  • Vinho do Porto, Adriano Ramos Pinto (1937)

Vai-te mantendo a par das novidades do IndieJúnior com a tua Magazine.HD.

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3070 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.