URSA - A Canção da Aurora Boreal © Natalia Malykhina

IndieJúnior Porto 2023 apresenta primeiras novidades

A 7ª edição do IndieJúnior vai acontecer no Porto, em final de janeiro, e já tem muitas novidades para o público infantil e juvenil. Incluindo bebés!

O tema é o mar, as datas são de 23 a 29 de janeiro de 2023 e o local a cidade do Porto. O IndieJúnior 2023 mudou-se este ano para o Batalha Film Center e, em parceria com o projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa, apresenta neste início de ano a sua 7ª edição.

O Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil, conhecido por apresentar um programa rico para as famílias desfrutarem da sétima arte, pretende continuar a inovar e para já revela as primeiras novidades da edição. Haverá cinema e oficinas para bebés, um cine-concerto dos The Banksy’s e também um lugar especial para o cinema norueguês na programação geral do festival.

IndieJúnior
© IndieJúnior

Para os mais pequenos, desta vez, o IndieJúnior apresenta o Cinema de Colo. Regressando ao festival, desta vez no Novo Ático, no Coliseu Porto Ageas, esta é uma iniciativa pensada para as crianças entre os 3 meses e os 2 anos e meio; a ideia é que comecem a explorar o grande ecrã com a visualização de pequenos filmes cheios de cor e sons estimulantes que promovam a reação num ambiente seguro. A par deste espaço, o festival oferece também uma nova iniciativa, as oficinas, onde vai ser dado espaço à criatividade para estimular os sentidos dos mais pequenos através de elementos como água, cor e som. O Cinema de Colo será em vários horários de 28 e 29 de janeiro e a oficina “Entre Poças e Borrifos” acontecerá apenas no dia 28 de janeiro, pelas 14h00 e 15h00.

Lê Também:   Canal Panda promove a atividade desportiva para crianças

Aliando também a música ao cinema, o festival propõe este ano um espetáculo dos The Banksy’s (Ilda Teresa de Castro e Vítor Rua), uma dupla que não se limita por definições de género ou estilo. Pela sua viagem sonora eles vão criar um espetáculo que promete surpreender pequenos e graúdos tendo em conta o tema principal da edição, o mar.

Em termos de cinema mundial o IndieJúnior 2023 volta-se para a Noruega e o trabalho desenvolvido no país, garantindo uma seleção de curtas de animação mas também a apresentação de novos filmes. Na Casa das Artes, uma das promessas é a exibição da longa-metragem “O Verão em que Descobrimos os Nossos Superpoderes“, um poderoso filme familiar que acompanha duas irmãs em busca do pai perdido nas montanhas.

Podes ir consultando mais informações sobre o IndieJúnior Porto 2023 no website oficial do festival e conferir o primeiro alinhamento das sessões FILMar aqui.

Aí por casa já marcaram presença nalguma edição anterior do IndieJúnior? Do que mais gostaram?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *