Já é conhecido o compositor do novo filme de Christopher Nolan (e não é Hans Zimmer)
Já é conhecido o compositor do novo filme de Christopher Nolan. Hans Zimmer ficará de fora em “The Odissey”.
Sumário:
- “The Odyssey”, o novo filme de Christopher Nolan estreia a 17 de julho de 2026, com um elenco de estrelas que inclui Matt Damon, Anne Hathaway, Zendaya, Tom Holland, Charlize Theron e Lupita Nyong’o.
- O realizador e o compositor Hans Zimmer formaram uma dupla de sucesso, trabalhando juntos em seis filmes, que incluiram “Inception” e “Interstellar”;
- Depois de Hans Zimmer ter trocado “Tenet” por “Dune”, o realizador trabalhou com Ludwig Göransson em “Tenet” e “Oppenheimer”, que será também o compositor de “Odyssey”.
Já se conhece realizador, atores, data, nome e tema do filme. Faltava revelar o compositor da banda sonora. O próximo filme de Christopher Nolan está marcado para estrear no dia 17 de julho de 2026, com Matt Damon, Anne Hathaway, Zendaya, Tom Holland, Charlize Theron e Lupita Nyong’o como protagonistas. O filme será uma adaptação da “Odisseia” de Homero.
Hans Zimmer fica de fora mais uma vez
Por muitos anos, Hans Zimmer foi a escolha principal de Christopher Nolan para as bandas sonoras dos seus filmes. O realizador e o compositor formaram uma dupla em seis filmes, “Batman Begins”, “The Dark Knight”, “Inception”, “The Dark Knight Rises”, “Interstellar” e “Dunkirk”, sendo que as bandas sonoras de “Inception” e “Interstellar” foram nomeadas para os Óscares.
Em 2019, Christopher Nolan voltou a voltou a chamar Hans Zimmer para o seu próximo filme, “Tenet”, mas o compositor recusou para poder fazer a banda sonora de “Dune”, que acabou por lhe dar um Óscar. Ludwig Göransson foi, então, anunciado como o compositor de “Tenet”.
Em “Oppenheimer”, o realizador voltou a colaborar com Ludwig Göransson, o que se revelou uma ótima decisão, sendo que o filme venceu sete Óscares em 2024, incluindo o de Melhor Banda Sonora.
Christopher Nolan parece ter encontrado um novo favorito, pois Ludwig Göransson vai mesmo ser o compositor do novo filme do realizador, “The Odyssey”. O compositor Sueco é também conhecido por outros filmes e séries, como “Black Panther”, “Creed” e “The Mandalorian”.
Qual é a tua banda sonora favorita de um filme de Christopher Nolan?
A banda sonora de Dunkirk também foi nomeada para o Óscar.
Um aparte mas a banda-sonora dos dois primeiros Batman de Christopher Nolan teve dois compositores: para além de Hans Zimmer, o infinitamente superior James Newton Howard que foi durante muito tempo colaborador frequente de M. Night Shyamalan. Ludwig Goransson é uma escolha muito boa. Só consigo perceber o entusiasmo por Hans Zimmer para quem terá nascido a partir dos anos 90, altura a partir da qual Zimmer e a sua fábrica de clones (na altura de nome Media Ventures) dominava este mercado. Não que ele não tenha ocasionalmente rasgos de brilhantismo (a última grande composição sua acho que é mesmo Interstellar – Dune é ruído glorificado – aliás em termos de bandas sonoras de Dune, o trabalho mais bem conseguido é a da mini-serie “Children of Dune” da autoria de Brian Tyler) mas está a anos luz de um Basil Poledouris, por exemplo, que conseguia com uma banda-sonora carregar 90% de um filme (como fez em Conan The Barbarian em 1982).