5 músicas para recordar a carreira dos Black Sabbath
Ao fim de mais de cinco décadas de existência, os Black Sabbath deram o seu último concerto. Eis as melhores músicas da banda britânica.
Considerada uma das bandas pioneiras do Heavy Metal, os Black Sabbath são um dos grupos musicais mais influentes da Grã-Bretanha. Já no final dos anos sessenta, Ozzy Osbourne publicou um anúncio à procura de músicos para formar uma banda. Rapidamente, Anthony Iommi e William Ward aceitaram o desafio, juntando-se também a Terence Butler e Jimmy Phillips.
Assim nasceu os Black Sabbath, uma banda que sempre procurou o enigma, incorporando também histórias de terror nas letras das suas canções. Além disso, o grupo abordou também muitas causas sociais, incluindo temas como a guerra e a política nas suas músicas.
Curiosamente, apesar de Ozzy Osbourne ser o fundador da banda, o músico foi afastado em 1979 devido ao seu vício em álcool e drogas. No entanto, apesar da sua substituição, o vocalista acabou por regressar em outras ocasiões.
Ainda assim, os Black Sabbath terminaram a sua atividade em 2006, reunindo-se novamente entre 2011 e 2017. Agora, os elementos originais da banda regressaram uma última vez para um concerto de despedida, marcando também o fim da carreira do mítico Ozzy Osbourne.
War Pigs (1970)
Na altura em que “War Pigs” foi escrita, o serviço militar no Reino Unido já não era obrigatório. Ainda assim, decorria nessa altura a Guerra do Vietname, obrigando muitos jovens a participar no conflito armado. Como tal, os Black Sabbath escreveram um verdadeiro grito de revolta, no qual comparam o confronto ao satanismo.
Como resultado, o tema “War Pigs” é apontado como a melhor canção da banda britânica, destacando-se o desempenho vocal de Ozzy Osbourne. Além disso, a música tem também um dos melhores solos de guitarra de sempre. Mais tarde, o tema foi incluído na banda sonora de “300: O Início de um Império“.
Black Sabbath (1970)
Um dos temas que mais relacionamos com a banda britânica é o satanismo. Como tal, a canção “Black Sabbath” é uma verdadeira ode aos rituais diabólicos. Além disso, a música inclui o icónico “som do diabo”, misturando uma tempestade com sinos fúnebres, nascendo assim a base para o Heavy Metal.
O tema pioneiro do estilo que caracteriza os Black Sabbath é uma peça fundamental para entender o Heavy Metal de hoje. Além disso, a Rolling Stone classificou “Black Sabbath” como uma das melhores canções de todos os tempos.
Paranoid (1970)
Quando os Black Sabbath lançaram o álbum “Paranoid”, faltava preencher um espaço de três minutos. Como tal, Geezer Butler escreveu um tema que acabou por se tornar icónica. Além disso, os vocais de Ozzy Osbourne são outro grande destaque da música, juntamente com a performance de Tony Iommi com a guitarra. Como resultado, a canção atingiu as paradas de vários países, chegando mesmo a conquistar o Ouro em Portugal.
Iron Man (1971)
Quando Tony Iommi apresentou os acordes da guitarra para o tema “Iron Man” pela primeira vez, Ozzy Osbourne comparou-os ao som do ferro a arrastar-se. Nasceu assim o nome da canção que se tornou um hino dos Black Sabbath. Além disso, a letra da canção fala de uma viagem ao futuro para testemunhar o fim apocalíptico da humanidade, roçando o psicodélico dos Black Sabbath.
Consequentemente, o tema foi usado na banda sonora de “Homem de Ferro“. Além disso, a performance ao vivo rendeu à banda britânica um Grammy de Melhor Atuação, em 2000. Como não podia deixar de ser, este é um dos melhores temas de Heavy Metal de sempre.
Heaven and Hell (1980)
Após a saída de Ozzy Osbourne, os Black Sabbath enfrentaram um período de reinvenção. “Heaven and Hell” foi a forma perfeita de introduzir Ronnie James Dio como novo vocalista, mantendo a fidelidade do público da banda britânica. Além disso, o grupo ganhou uma dimensão mais épica e mítica com este tema, explorando o dualismo entre o bem e o mal.
Como resultado, “Heaven and Hell” foi classificada como uma das melhores canções dos Black Sabbath e transformou-se numa das favoritas do público da era pós Ozzy Osbourne.
És fã dos Black Sabbath? Qual a tua canção preferida da banda britânica?