Top 10 Filmes Universo Marvel – 4. Homem de Ferro
Não há nada como a primeira vez, e isso ninguém tira a Homem de Ferro. O filme verdadeiramente responsável por lançar o Universo Cinematográfico da Marvel permanece um dos favoritos do estúdio.
<< 5. Doutor Estranho | 3. Capitão América: O Soldado do Inverno >>
Estreado, por muito irónico que possa parecer, no mesmo ano que Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, Homem de Ferro foi o filme verdadeiramente responsável por lançar o então pouco comentado Universo Cinematográfico da Marvel. E os objectivos foram bem atingidos, numa aventura que arrasa em efeitos especiais e sonoras e numa interpretação excêntrica por parte de Robert Downey Jr.
O objectivo da Marvel era claro: dar a conhecer ao público um herói da BD pouco conhecido do grande público, mas sem arriscar demasiado, afinal seria um primeiro filme de uma longa viagem que poderia não ter corrido bem. Para o sucesso de Homem de Ferro foi realmente necessária a escolha de Downey Jr. para o papel de Tony Stark, uma celebridade e bon vivant sempre pronto para uma escapadinha amorosa, e para uma outra noitada, como um alter-ego não só do herói, mas quase do próprio ator. Afinal, falamos de um desempenho que relançou Downey Jr. entre os nomes mais falados em Hollywood.
Lê mais: Homem de Ferro 3 – Fun Facts
Importa salientar, que este é um herói extravagante em tudo, vejamos a sua mansão e os seus dispositivos da mais alta tecnologia e que não nasceu no meio dos pobres ou sequer para servir de porta-voz das condições miseráveis. Homem de Ferro consegue ir bem fundo da personalidade de Tony Stark sendo ainda ágil em chamar à atenção para o ilegal fabrico e contrabando de armas a mando dos EUA no Afeganistão. Aliás, o personagem lida em todo o filme com a sina da identidade, alguém que busca a redenção para os erros cometidos pela sua empresa e também família.
Para melhorar e dar um ar da sua graça, temos uma banda-sonora tresloucada, da autoria de Ramin Djawadi, onde se destacam músicas dos AC/DC e obviamente a música original “Iron Man” dos Black Sabbath.
Este é um filme que nos faz querer partilhar do mundo de Tony Stark, mas que faz-nos perceber que todos, neste caso nem sempre um homem rico é um homem completo.