Afinal, quem é a figura real por trás da famosa Gladys Russell (Gilded Age)?
“The Gilded Age” é uma das séries do momento, mas nem todos conhecem a figura real que inspirou a popular personagem Gladys Russel.
O egípcio Julian Fellowes não para de nos surpreender com a criação de séries de época que nos fazem ficar colados ao pequeno ecrã. Talvez por ser um nobre britânico, o produtor foca-se em dramas da nobreza, sendo “Downtown Abbey” um dos seus maiores destaques. No entanto, após o término da premiada série, Fellowes regressou com um grande projeto, “The Gilded Age”.
Como tal, a série da HBO Max foca-se no período da Era Dourada e tem dado que falar pelos escândalos da época. Assim, importa perceber que “The Gilded Age” não é inteiramente ficcional, tendo como inspiração algumas famílias nobres que marcaram o século XIX. Mas, um dos maiores destaques do elenco vai para Taissa Farmiga (“The Nun – A Freira Maldita“) que dá vida a Gladys Russell. Ora, na vida real, esta personagem existiu mesmo e foi uma figura controversa daquela época…
Gladys Russell é inspirada em Consuelo Vanderbilt
Consuelo Vanderbilt nasceu no seio de uma família americana de renome. Contudo, a jovem socialite nunca teve liberdade, vivendo sempre sob o controlo da sua progenitora, a sufragista Alva Erskine Smith. A certa altura, a mãe de Consuelo vivia obcecada com a consolidação da sua família dentro do velho continente e obrigou a sua filha a casar com Charles Spencer-Churchill, Duque de Marlborough. No entanto, a bela socialite estava apaixonada pelo americano Winthrop Rutherfurd.
Com medo que a sua filha fugisse para escapar ao altar, Alva trancou Consuelo no seu quarto até a jovem se conformar com a ideia de contrair matrimónio. Nasceu assim aquele que foi considerado um dos casamentos mais mediáticos do século XIX, marcado pela falta de amor por ambas as partes.
Mais tarde, já em 1921, Consuelo Vanderbilt conseguiu separar-se do Duque de Marlborough e subiu ao altar com Jacques Balsan, um aviador francês. Assim, ao longo de mais de três décadas, e já após a morte da progenitora, a socialite americana conseguiu viver uma vida feliz ao lado de um homem que amou verdadeiramente.
Sem dúvida, Julian Fellowes inspirou-se na história de Consuelo Vanderbilt para construir a personagem Gladys Russell, interpretada por Taissa Farmiga, em “The Gilded Age”. Além disso, a cena mais icónica da terceira temporada da série passa mesmo pelo momento em que Gladys é obrigada a subir ao altar, tal como aconteceu com Consuelo.
Como foi retratada a cena do casamento em “The Gilded Age”?
Apesar de a cena do casamento na terceira temporada de “The Gilded Age” não ser literalmente semelhante à de Consuelo Vanderbilt, a verdade é que os factos não andam muito longe. Além disso, na época, a cerimónia de união entre a socialite e o Duque de Marlborough foi amplamente noticiada e os vários registos feitos permitiram a Julian Fellowes recriar a cena no pequeno ecrã.
Ainda assim, a equipa de “The Gilded Age” enfrentou alguns desafios, como o facto de a Igreja de St. Thomas, onde Consuelo se casou, ter ardido há vários anos. No entanto, utilizaram uma outra igreja projetada pelo mesmo arquiteto de modo a manter a aparência. Mas, um outro desafio foi a criação do vestido de noiva para a personagem de Taissa Farmiga, uma vez que o material e a cor usadas foram testados várias vezes até se obter o efeito desejado no ecrã.
Se o vestido de noiva usado por Gladys em “The Gilded Age” demorou meses a estar pronto, o que dizer de todas as outras roupas usadas pelos restantes convidados? A precisão histórica e o desafio do vestuário obrigaram a que mais de seis dezenas de alfaiates estivessem presentes nos dias de gravações. Além disso, foi necessário cobrir a igreja de flores, muitas delas artificiais, mantendo as rosas e os cravos brancos usados no casamento de Consuelo.
Quem é Taissa Farmiga que dá vida a Gladys Russell?
O nome de Taissa Farmiga não é estranho para ninguém. Aliás, juntamente com a sua irmã, Vera Farmiga, a atriz tem participado nos mais icónicos projetos de terror, sendo até chamada de ‘Rainha do Grito’. No pequeno ecrã, por exemplo, Taissa participou em várias temporadas de “American Horror Story“, o que lhe valeu indicações a importantes prémios.
No entanto, a atriz de “The Gilded Age” destacou-se em outros projetos fora do género de terror. Em 2013, quando estava apenas a dar os primeiros passos na representação, Farmiga participou em “The Bling Ring”, um filme baseado em factos reais. Além disso, a atriz é também presença assídua nas longas-metragens da saga “Liga da Justiça”.
Agora, Taissa Farmiga é um dos maiores destaques de “The Gilded Age”, dando vida a Gladys Russell. Ao lado de Carrie Coon, que faz de sua mãe, a atriz pertence aos clã Russell. Além disso, a sua prestação valeu-lhe uma nomeação aos Screen Actors Guild Awards.
És fã de “The Gilded Age”? Já conhecias a história de Consuelo Vanderbilt?