Hulk Hogan e a sua carreira em Hollywood
Terry Gene Bollea, conhecido por milhões como Hulk Hogan, faleceu ontem, dia 24 de julho de 2025. Estas foram as suas passagens mais marcantes pelo mundo do cinema.
Para milhões de fãs de wrestling americano, a morte de Hulk Hogan no dia de ontem depois de uma insuficiência cardíaca na sua casa em Clearwater, Florida foi algo complicado de digerir. Por um lado, o lutador trouxe inúmeras emoções marcantes aos espetadores e fãs, seja como herói americano nos anos 80, seja como vilão convencido e odiável no fim dos anos 90. Por outro lado, na opinião de muitos, os últimos anos de vida de Hulk Hogan colocaram uma nuvem negra por cima do seu legado, depois de comentários racistas e inflamatórios na sua vida pessoal terem sido expostos.
No entanto, algo é inegável. A presença de Hulk Hogan para quem o viu é inesquecível, icónica, e, por isso mesmo, também polarizadora. Foi um dos maiores nomes da história do wrestling e ajudou assim a alterar o curso e a perceção deste estranho mundo para sempre.
O seu nível de fama nos ringues, especialmente nos anos 80 e 90, foi tal que se expandiu para os ecrãs de televisão e do cinema de Hollywood, tornando-o também num ícone de filmes de ação e comédia de série B. Os seguintes 4 filmes são as suas passagens mais marcantes pelos filmes.
Rocky III
A primeira aparição de Hulk Hogan em Hollywood foi talvez também a mais importante. No terceiro filme da série Rocky, o titular herói de Sylvester Stallone defronta-se com Thunderlips, um lutador de wrestling grande e imponente. Este papel de Thunderlips apareceu numa altura fulcral para Hogan. Em 1982, Hogan ainda não tinha ganho o seu primeiro título da WWE e é altamente provável que a popularidade e exposição desta pequena personagem o ajudou assim a chegar ao topo do wrestling e, por sua vez, levar a WWE a tornar-se num fenómeno. Fica a sua curta mas memorável cena com Stallone no vídeo acima.
No Holds Barred
No auge da Hulkamania, de 1984 até ao fim dos anos 80, após feitos como derrotar André the Giant num estádio com mais de 80 mil pessoas, este filme em 1989 foi a aposta de Vince McMahon (na altura CEO da WWE) para fazer de Hogan uma estrela de Hollywood, marcando a sua transição do ringue para o cinema. O filme foi co-escrito por McMahon e envolve Hogan no papel de Rip, um lutador de wrestling fictício que batalha um inimigo, Zeus (“Tiny” Lister, que trabalharia mais tarde com Tarantino), nos ringues. É um filme que grita “série B” em todos os aspetos e é uma relíquia do cinema de ação de qualidade duvidosa.
Suburban Commando
Este filme de ação, aventura e comédia foi uma tentativa mais “séria” de Hogan de transitar dos ringues, depois de fazer quase tudo o que havia para fazer na WWE, para o cinema a full-time. No entanto, o filme não resultou muito bem. Fica, no entanto, mais uma relíquia de série B aqui, nostálgica para Hulkamaniacs do auge do fenómeno Hogan. Curiosidade: Hogan contracenou aqui com Shelley Duvall, conhecida por “The Shining” e “Nashville”.
Muppets From Space
Em 1999, as ambições de Hogan no cinema estavam já então mais humildes. O lutador, ainda muito reconhecido, tinha passado em 1994 da WWE para a rival WCW. Ironicamente, apesar da carreira em Hollywood de Hulk Hogan não ter corrido com o nível de sucesso desejado, a sua personagem no wrestling na altura era “Hollywood Hulk Hogan”. Tratava-se de um vilão detestável que agia como uma celebridade arrogante. Desta era de Hogan surge esta pérola que é a sua cameo em “Muppets From Space”, inesquecível para fãs dos Marretas. Aqui, Hogan interpreta-se a si próprio. Ou, pelo menos, a sua personagem nos ringues. Como fã, confesso que nesta altura, era difícil ver a distinção entre os dois.
Eras fã de Hulk Hogan? Que memórias tens deste ícone do entretenimento americano?