Tubarão de Steven Spielberg vai regressar em versão especial ao cinema em Portugal
O Verão de 2025 traz, novamente, o terror e o suspense às salas de cinema portuguesas. Pois é, o filme “Tubarão” de Steven Spielberg faz este ano 50 anos e a Cinemundo decidiu repor o filme nos cinemas nacionais. Se tens menos de 50 anos e nunca viste o filme em ecrã grande, eis que chegou agora a tua oportunidade!
O filme “Tubarão” é uma das obras mais icónicas da História do Cinema mundial. Conta a história de uma comunidade cujos banhistas estão a ser aterrorizados nos seus banhos de praia devido à presença de um tubarão assassino.
Tubarão é o grande acontecimento deste Verão
“Tubarão” é uma das obras mais marcantes do realizador Steven Spielberg. Um filme magnificamente estruturado, montado e pontuado musicalmente de forma perfeita pelo compositor John Williams.
O elenco do filme conta com nomes como Roy Scheider (como Brody), Robert Shaw (Quint), Richard Dreyfuss (Hooper), Lorraine Gary (Ellen Brody), Murray Hamilton (Vaughn), Carl Gottlieb (Meadows), Jeffrey Kramer (Hendricks), Susan Backlinie (Chrissie), entre outros.
Agora, com o seu cinquentenário a acontecer este Verão, a distribuidora Cinemundo decidiu repor este filme em salas de cinema numa versão restaurada em 4K Ultra HD. Assim, vais poder ver o filme “Tubarão” numa sala de cinema perto de ti, como nunca antes, já a partir da próxima quinta-feira 28 de agosto!
Onde vais poder ver Tubarão?
Os horários e salas de cinema ainda não foram oficialmente divulgados à data de hoje. No entanto, é já certo que o filme estará em exibição nos cinemas UCI, Castello Lopes e Cinema City.
De momento, a obra ainda não faz parte do cartaz de próximas estreias da rede que detém mais salas em Portugal, ou seja, a NOS. Contudo, com as três cadeias de cinemas já confirmadas, vais conseguir (re)ver “Tubarão” de norte a sul do país.
Pub
Caso não consigas ver “Tubarão” numa sala de cinema perto de ti, podes sempre ver o filme através da Netflix (embora não sendo a versão restaurada). Em alternativa, podes comprar o blu-ray à venda na Amazon (igualmente sem ser a versão 4K do 50.º aniversário, uma vez que está atualmente esgotada).
Porque deves ver este clássico?
“Tubarão” é um filme que veio inaugurar os blockbusters de Verão e intensificar o surgimento das salas de cinema multiplexes. Antes deste filme, os estúdios guardavam os grandes filmes para estrear na época natalícia. “Tubarão” veio alterar completamente o esquema que hoje conhecemos das estreias em sala. Agora, quase todos os anos temos blockbusters a estrear durante o Verão.
Sobre a mestria do filme, ela é mais do que elogiada. Apesar de estarmos perante um filme de fantasia, esta obra é tecnicamente perfeita. E o facto de quase metade do filme se passar em alto mar não o torna, de todo, cansativo. Muito pelo contrário, o suspense constante da ameaça do tubarão assassino, conseguido quer na música, quer na montagem, fazem o espectador ficar agarrado à cadeira até ao final da narrativa.
Pub
Num artigo da MHD, José Vieira Mendes recorda: “De repente, ir ao cinema em junho — ou melhor, no início do verão — tornou-se num evento internacional. Havia filas, histeria, sustos e milhões a jorrar nas bilheteiras norte-americanas (e escudos nas nossas), como quem abre uma torneira de água salgada. O segredo? Uma história simples: três homens num barco, um tubarão que raramente aparece e uma música de duas notas que ainda hoje acelera o batimento cardíaco.”
Pub
Com a frase “Vais precisar de um ecrã maior” no cartaz do 50.º aniversário de “Tubarão”, estamos todos convidados a regressar ao cinema e voltar a ter medo do mar…