Mais episódios de Blade Runner 2099 a caminho e desta vez no streaming (sim, será uma série)
“Blade Runner – Perigo Iminente” (1982, Ridley Scott) é um dos mais conhecidos e importantes filmes de ficção científica no cinema. Teve, inclusive, direito a uma versão de realizador em 1992 e à versão Final Cut em 2007. Mais tarde, em 2017, coube a Denis Villeneuve continuar a história com “Blade Runner 2049”. Mas ainda há mais por contar… vem aí “Blade Runner 2099”.
O clássico de 1982 tem a sua ação a decorrer em 2019 e tem como personagem principal Rick Deckard (interpretado por Harrison Ford), um ex-Blade Runner que é obrigado a voltar ao ativo para aniquilar replicantes, androides que se assemelham aos humanos mas com um tempo de vida muito curto.
Já na continuação de 2017, a decorrer no ano de 2049, Deckard junta-se ao Agente K (Ryan Gosling) depois deste descobrir um segredo que pode implicar o fim da humanidade.
A história de Blade Runner vai continuar. Como?
A história de “Blade Runner” no cinema começou em 1982 com o filme original de Ridley Scott. A obra é adaptada de um livro de Philip K. Dick – um dos maiores mestres da ficção científica -, “Será que os Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?” (1968).
Entretanto, em 2017, Denis Villeneuve continuou a história com novas personagens. Ridley Scott já demonstrou interesse em fazer mais filmes. No entanto, enquanto isso não acontece, a história vai continuar numa série: “Blade Runner 2099”.
No filme original fizeram parte do elenco nomes como Harrison Ford (Deckard), Rutger Hauer (Batty), Sean Young (Rachael), Edward James Olmos (Gaff), M. Emmet Walsh (Bryant), Daryl Hannah (Pris), William Sanderson (Sebastian), entre outros.
Já na continuação de 2017, além do regresso de Harrison Ford, fazem parte do elenco Ryan Gosling (‘K’), Ana de Armas (Joi), Dave Bautista (Sapper Morton), Robin Wright (Tenente Joshi), Mark Arnold (Entrevistador), Jared Leto (Niander Wallace), entre outros.
Pub
Por fim, a série “Blade Runner 2099” traz um elenco totalmente novo, uma vez que nem sequer irá continuar de forma direta a história de Deckard. A saber, esta minissérie, acontece 50 anos depois do último filme, em termos narrativos.
Onde e quando podes ver Blade Runner 2099?
Ainda sem quaisquer imagens oficiais da série – que ainda se encontra em pós-produção, após as filmagens decorridas em 2024 -, já sabemos quando chega esta narrativa. A saber, “Blade Runner 2099”, criada por Silka Luisa, vai estrear na plataforma de streaming Amazon Prime Video já em 2026, com a data concreta por definir.
Esta é a primeira vez que a história de “Blade Runner” acontece em formato de série televisiva. Já são conhecidos vários dos nomes do elenco. A encabeçar a série, teremos Michelle Yeoh (vencedora do Oscar de melhor atriz em “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, 2022, Daniel Kwan e Daniel Scheinert) que irá interpretar Olwen, uma replicante prestes a chegar ao fim do seu tempo de vida útil.
Pub
Além de Yeoh, fazem parte do elenco de “Blade Runner 2099” Dimitri Abold, Tom Burke, Lewis Gribben, Hunter Schafer, Wil Coban, Hugo Hamlet, Juliana Yazbeck, John Addison, entre outros.
Pub
Ao longo do tempo, “Blade Runner 2099” teve alguns percalços. Inicialmente confirmada em 2022, enfrentou a greve dos argumentistas em 2023 o que adiou as filmagens. Adicionalmente, a rodagem foi deslocada de Belfast, na Irlanda, para Praga, na República Checa.
Sobre a narrativa da série, sabemos que a mesma decorre em Los Angeles em 2099 e que terá como personagens principais Cora e Olwen. Cora passou a sua vida em fuga com diversas identidades. De forma a segurar um futuro estável para o seu irmão, assume uma única identidade e junta-se a Olwen. Assim, as duas são puxadas para uma conspiração que ameaça a cidade.
Onde podes ver os filmes?
Enquanto não estreia a série “Blade Runner 2099”, que tal reveres os filmes? Podes ver “Blade Runner – Perigo Iminente”, na sua versão Final Cut, na Amazon Prime Video. Quanto a “Blade Runner 2049”, de momento, só consegues ver em regime de aluguer na Prime Video, Apple TV e Rakuten TV. No entanto, há boas notícias! O filme vai ficar igualmente disponível no catálogo da HBO Max já a partir de 31 de agosto! Além disto, esta sequela esteve em exibição no Canal Hollywood na passada segunda-feira 18. Por isso, se te apressares, ainda consegues ver o filme nas gravações automáticas da tua box.