©Featureflash Photo Agency via ShutterStock (ID 2217016829)

5 Filmes e séries com Aubrey Plaza para ver antes de Honey Don’t

Aubrey Plaza é uma atriz globalmente adorada, com uma carreira considerável, e que já teve a oportunidade de brilhar tanto no pequeno como no grande ecrã.

O mais recente filme por ela co-protagonizado, “Honey Don’t”, estreou em Portugal no último dia 2 de outubro. Nesta produção realizada por Ethan Coen, Plaza encanta ao lado de Margaret Qualley, partilhando as atrizes uma estrondosa química em cena. Mas que outros projetos levaram Aubrey Plaza até aqui?

Pub
Lê Também:
5 Filmes e séries com Margaret Qualley a não perder antes de Honey Don't

O início e a presença em Parks and Recreation (2009-2015)

Chris Pratt Parks and Recreation
Chris Pratt e Aubrey Plaza em “Parks and Recreation” © 2014 NBCUniversal Media, LLC

A norte-americana Aubrey Plaza, de 41 anos, nascida em 1984, estudou cinema e televisão na aclamada New York University Tisch School of the Arts e um dos seus primeiros trabalhos foi ser uma assistente no mítico programa de sketches nova-iorquino “Saturday Night Live”.

Coincidência das coincidências, Plaza estava portanto também a percorrer os corredores do famoso prédio 30 Rock, sede da NBC, na mesma altura em que Amy Poehler era uma das estrelas do “Saturday Night Live”. Todavia, não foi por lá que se conheceram. Esse momento só surgiria no arranque da gravações de “Parks and Recreation”, muito popular e bem amada série de comédia no ambiente de trabalho protagonizada e produzida por Poehler.

“Parks and Recreation” surgiu na altura perfeita na carreira de Plaza, precisamente quando começava a conquistar papéis em vários filmes de comédia de relevo, como “Funny People” ou “Scott Pilgrim Vs. the World”. Foi em “Parks & Rec” que cresceu, como atriz, ao longo de seis anos, tendo aqui interpretado April Ludgate, uma jovem estagiária “deadpan“, sarcástica, desinteressada e com um lado negro. Este papel acabou por moldar a forma como a vemos como intérprete e os papéis que viriam a definir a sua carreira.


Life After Beth (2014)

Life After Beth
Life After Beth © A24

Depois de protagonizar, com notável sucesso, em 2012 a comédia “Safety Not Guaranteed”, foi em 2014, ainda durante o período de exibição de “Parks and Recreation”, que Aubrey Plaza encarnou a personagem titular Beth Slocum em “Life After Beth”, uma divertida comédia zombie muito pouco consensual.

Pub

Escrito e realizado por Jeff Baena, o esposo de Aubrey Plaza, que faleceu recentemente em 2025, ver o apatetado “Life After Beth” é hoje a homenagem perfeita a Baena.

Nesta obra fora da caixa Aubrey dá vida a uma zombie com um namorado particularmente dedicado, que nem por mais uma a deixa partir, custe o que custar…a quem custar.

Pub

“Life After Beth” é a oportunidade perfeita para ver Plaza num papel sem quaisquer limites, numa obra nomeada ao Grande Prémio do Júri no Festival de Sundance.


Ingrid Goes West (2017)

Aubrey Plaza e Elizabeth Olsen em Ingrid Goes West
©NEON

Em 2016 foi o interesse romântico sórdido de Robert DeNiro em “Dirty Grandpa” e aventurou-se nas comédias românticas com “Mike and Dave Need Wedding Dates”, e eis que no ano seguinte, continuando a surfar a onda da comédia, partilhou o ecrã com a talentosa Elizabeth Olsen numa narrativa crítica e muito inteligente sobre os perigos das redes sociais e o mundo do influencing, chamado “Ingrid Goes West”.

Pub

“Ingrid Goes West”, de Matt Spicer, é uma comédia bem negra na qual a personagem titular interpretada por Plaza acaba de sair de um hospital psiquiátrico, apenas para se mudar para Los Angeles com o intuito de perseguir a sua estrela de Instagram favorita. Como não podia deixar de ser, tudo acaba por dar para o torto.

Esta obra deu-se muito bem no circuito de festivais, tendo vencido um prémio em Sundance e sido inclusive nomeado para duas categorias nos importantes Spirit Award, Melhor Primeiro Argumento e Primeira Longa-Metragem (categoria que Matt Spicer acabou por vencer).

Pub

The White Lotus (2022)

Aubrey plaza na série da Max White Lotus
Aubrey Plaza (The White Lotus) © Francesca D’Angelo/HBO

Depois de outros projetos bem-sucedidos, como a série “Legion” ou os filmes “Black Bear”, “Happiest Season” ou ainda “Emily The Criminal”, eis que Aubrey Plaza arrasou completamente como Harper na segunda temporada da comédia negra de Mike White, “The White Lotus”.

Nesta temporada da série, em geral a mais bem-amada pelo público, Aubrey Plaza dá vida a uma personagem central para uma trama de traição e mistério, quando dois casais se aproximam demasiado durante umas férias aparentemente idílicas. Este papel explorou novos registos para Plaza, com profundidade acrescida.

Pub

Aliás, não é surpreendente que Plaza tenha inclusive sido nomeada ao Emmy de Melhor Atriz Secundária numa Série Dramática, no ano de 2023 (entre outras distinções) pela sua entrega total a esta personagem.


Megalopolis (2024)

Megalopolis
© 2024 Lionsgate

Em 2024, Plaza apresentou-nos a bem-humorada proposta “My Old Ass”, em que revisita a sua versão adolescente, deixando-lhe algumas pérolas de sabedoria. Neste ano, participou também no spin-off de “WandaVision”, “Agatha All Along”, ao lado de Kathryn Hahn, sua colega dos tempos de “Parks & Rec”.

Pub

Todavia, não é este o último grande marco que temos a assinalar na carreira de Aubrey Plaza, pois, para o bem e para o mal, quer amemos ou odiemos o projeto ambicioso de Francis Ford Coppola, não podemos esquecer a interpretação de Plaza no megalómano “Megalopolis”, onde deu vida a uma personagem com o nome sugestivo “Wow Platinum”.

A sua Wow é uma jornalista na distópica “New Rome”, sendo este um papel moralmente cinzento e complexo, provocador e que só poderá ter dado muito prazer a Plaza interpretar. Sem dúvida, é o que transparece quando assistimos à sua meritória interpretação. E que tal uma versão loura de Plaza? Uma coisa é certa, toda a bizarria e desconexão de “Megalopolis” assenta-lhe que nem uma luva.

Pub
Lê Também:
Honey Don't - Análise

Qual é o teu papel favorito na já longa filmografia de Aubrey Plaza?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *