Ator de Cavaleiro das Trevas ainda sente o impacto da performance de Heath Ledger
Há grandes atores que indelevelmente deixaram marcas mesmo com as suas mortes prematuras. O caso mais exemplar será o de James Dean que faleceu com apenas 24 anos. Mais recentemente, Heath Ledger foi um ator que faleceu com 28 anos e que estava a ter uma carreira promissora. Um dos seus últimos filmes foi “O Cavaleiro das Trevas” (2008, Christopher Nolan).
No segundo filme da trilogia Batman de Christopher Nolan, Ledger foi amplamente elogiado pela sua interpretação de Joker. Muitos acreditam mesmo ser uma interpretação superior à de Jack Nicholson no “Batman” de Tim Burton (1989). Não será, portanto, por mero acaso que, postumamente, venceu o Oscar de melhor ator secundário. A saber, um dos seus colegas do filme ainda hoje elogia a performance dele.
Qual a narrativa de Cavaleiro das Trevas?

Em “O Cavaleiro das Trevas” assistimos ao caos provocado em Gotham City por Joker (Heath Ledger). Cabe a Batman (Christian Bale), James Gordon (Gary Oldman) e Harvey Dent (Aaron Eckhart) a missão de tentarem travar esta ameaça. Contudo, pelo meio, Harvey Dent transforma-se em Duas-Caras e acaba por estabelecer uma parceria com Joker.
O filme é o 3.º no top 250 de filmes no site IMDb e venceu mais de 100 prémios. A saber, destacam-se os Oscars de melhor ator secundário e melhor edição de som, bem como o BAFTA e Globo de Ouro para melhor ator secundário.
Neste momento, podes ver este filme na Netflix (até 1 de novembro) e na HBO Max.
Que ator ficou impactado com a interpretação de Heath Ledger?

O seu colega de elenco Aaron Eckhart partilhou com Heath Ledger apenas 3 minutos de cena em “O Cavaleiro das Trevas”. Contudo, este encontro fez com que a ideia de representação de Aaron Eckhart mudasse para sempre.
Em primeiro lugar, o facto de Aaron Eckhart ter conhecido primeiro o Joker e não Heath Ledger. Isto depois de Ledger ter estado isolado durante 1 mês. Eckhart continua a considerar este momento como uma das experiências de maior significado da sua vida. O que, de facto, distinguiu o Joker de Heath Ledger com o Joker de Jack Nicholson é que ele abraçou a complexidade da personagem, ao mesmo tempo sombria, volátil e assustadoramente cativante.
Ou seja, Heath Ledger manteve-se focado e constantemente em personagem mesmo sem que estivesse a filmar “O Cavaleiro das Trevas”. Depois do mês de isolação, Ledger treinou todas as peculiaridades que fazem do Joker quem ele é, nomeadamente, o riso e o olhar arrepiante.
Este método de trabalho de Ledger surpreendeu Eckhart que apenas partilhou com o ator uma pequena cena de 3 minutos no Hospital de Gotham. Nesta cena, Joker conseguiu convencer o Duas-Caras a procurar os seus impulsos mais negros de vingança.
Numa entrevista com Larry King em 2013, Aaron Eckhart referiu: “Não tínhamos falado antes mas quando as câmaras começaram a filmar, eu estava a olhar nos olhos do Joker, não do Heath.”
Onde podes ver o trailer do filme?
Por fim, podes ver o trailer português de “O Cavaleiro das Trevas” aqui mesmo. Assim, se ainda não viste o filme, aguça o apetite com estas belas imagens.

