Este drama com 97% no Rotten Tomatoes estreia esta semana na televisão portuguesa
A RTP2 é, entre os canais generalistas, sempre a casa do melhor cinema e das melhores séries. Nesse sentido, o canal público estreia esta semana em sinal aberto “Um Herói” (2021, Asghar Farhadi).
Este filme fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes de 2021 onde veio a arrecadar o Grande Prémio. Trata-se de um poderoso e filosófico drama.
Qual a narrativa de Um Herói?

“Um Herói” conta a história de Rahim, um homem que ficou preso devido a uma dívida que não conseguiu pagar. Aproveitando uma licença de dois dias, ele vai tentar convencer o seu credor (neste caso, o seu cunhado Bahram) a retirar a queixa, pagando uma parte da dívida. No entanto, as coisas complicam-se… A namorada de Rahim, Farkondeh, encontrou umas moedas de ouro perdidas numa mala que achou sem dono. Mas o ouro perdeu o valor que Rahim e Farkondeh achavam que ainda tinha. Ao mesmo tempo, também o dono da mala aparece…
O filme “Um Herói” é um drama poderoso sobre ética e moralidade. Depois da passagem no Festival de Cannes, onde venceu o Grande Prémio, a longa-metragem foi igualmente a escolha do Irão nos Oscars de 2022 para melhor filme internacional. Chegou à lista de 15 finalistas mas acabou por não aparecer nas nomeações oficiais. Contudo, conseguiu a nomeação para melhor filme estrangeiro nos Globos de Ouro do mesmo ano.
Nos E.U.A. e Canadá, “Um Herói” acabou por se tornar um filme original da Amazon Prime Video, ficando disponível na mesma plataforma. Em Portugal, além da exibição na RTP2, podes também ver o filme na plataforma de streaming FilmIn.
Quando podes ver o filme?
“Um Herói” vai ter estreia na televisão aberta já esta sexta-feira 5 de dezembro às 22h55. Ou seja, logo após a estreia da série “Winter Palace” (2024-25, Lindsay Shapero) e do programa “Folha de Sala” na RTP2.
Fazem parte do elenco do filme nomes como Amir Jadidi (que interpreta Rahim Soltani), Mohsen Tanabandeh (Bahram), Sahar Goldoost (Farkhondeh), Fereshteh Sadrorafaei (Sra. Radmehr), Ehsan Goodarzi (Nadeali), Sarina Farhadi (Nazanin), Maryam Shahdaei (Malileh), entre outros.
Qual o alcance do filme?

Para lá dos prémios que recebeu ou para os quais foi nomeado, “Um Herói” tem uma quase perfeita taxa de aprovação dos críticos. Assim, segundo o site agregador Rotten Tomatoes, o filme tem uma taxa de aprovação de 97%. Do lado dos espectadores, a taxa é ligeiramente mais baixa mas, ainda assim, bastante positiva: 83%.
Numa altura em que o cinema iraniano está em alta com o novo filme de Jafar Panahi “Foi só um Acidente” (2025) – realizador que, infelizmente, voltou a receber uma sentença de prisão por parte do regime, enquanto se encontra a promover esta sua Palma de Ouro no estrangeiro -, esta é a altura ideal para visitares uma outra obra iraniana.
Na MHD temos também duas críticas bastante positivas ao filme. Aquando da passagem de “Um Herói” pelo LEFFEST de 2021, Cláudio Alves elogia o trabalho do ator principal: “Amir Jadidi é a cola que une todas as partes desta experiência, ancorando os mecanismos narrativos de Farhadi na visceralidade de um homem perdendo-se a si mesmo. Essa perdição é perfeitamente dramatizada pelo restante elenco, mas o protagonista é insuperável, especialmente no instante em que a civilidade quebra e a fúria toma posse de Rahim.”
Já na altura da estreia comercial, João Garção Borges voltou a elogiar o protagonista do filme e foi ainda mais além: “Não posso deixar de sublinhar a prestação deste grande actor na complexa gestão da personagem protagonista. No seu corpo frágil sentimos as cicatrizes existenciais de um homem do povo e, quase que aposto, o realizador escolheu-o para subliminarmente falar de outras coisas que o atormentam enquanto cidadão iraniano e do mundo. No seu rosto sentimos claramente o misto de inocência e bondade que saberemos não ser imune ao jogo de máscaras que se vê obrigado a jogar.”


