Guillermo del Toro (Frankenstein) revela a sua obra-prima favorita nos videojogos
Guillermo del Toro tem-se demonstrado um dos melhores realizadores da sua geração, trazendo fantasia e muita emoção às suas obras. O cineasta de origem mexicana chegou à ribalta após realizar “Blade II”, uma das primeiras adaptações da banda desenhada da Marvel.
No entanto, desde então, o realizador tem vindo a aperfeiçoar a sua arte, sendo responsável por alguns dos melhores filmes de fantasia de sempre. “O Labirinto do Fauno”, “Hellboy” e “Pinóquio de Guillermo del Toro” estão entre as suas obras mais celebradas. Porém, foi com “A Forma da Água” que o cineasta conquistou os seus 2 primeiros Óscares. “Pinóquio” viria a ser responsável pelo terceiro.
Atualmente, Guillermo del Toro está promover a sua mais recente obra, o épico “Frankenstein” da Netflix. A longa-metragem adapta a clássica obra de Mary Shelley, aprofundando os temas explorados pela autora e dando ainda mais profundidade à icónica criatura. O filme estreou em novembro na plataforma de streaming e, desde então, tem vindo a dar muito que falar entre os espectadores. Contudo, nada surpreende mais do que a recente revelação do realizador quanto aos seus jogos favoritos.
Quais os jogos favoritos de Guillermo del Toro?

Durante uma entrevista no podcast “Happy Sad Confused“, del Toro expressou a sua grande paixão pela indústria dos jogos. O cineasta não é estranho a este tipo de entretenimento, tendo mesmo dado corpo a uma das personagens mais icónicas de “Death Stranding”.
No entanto, há um jogo em particular que del Toro considera oferecer uma das “melhores experiências cinematográficas” de sempre, “God of War“. “Quando [Kratos] luta contra Odin [em God of War Ragnarok] e Odin está sempre a voltar e parece um lutador de ‘Peaky Blinders‘” refere o cineasta. “Ele dá uma tareia a Kratos. Que videojogo fantástico. E a forma como utilizam o orçamento de dados na consola para criar a dispersão atmosférica e a luz. É iluminado como um filme”, constata.
Que outros jogos aprecia o realizador de Frankenstein?

Contudo, a saga “God of War” da PlayStation não é a única que cativou o interesse do cineasta. Del Toro aproveita ainda para declarar a sua paixão por projetos como “BioShock”, “Death Stranding” e “Red Dead Redemption”.
Por fim, o realizador revela que o seu interesse em desenvolver um videojogo terminou com o cancelamento de “Silent Hills”, no qual colaborou com Hideo Kojima. “Decidi que, para não destruir a vida de mais ninguém, nunca mais me envolverei em videojogos. Caso contrário, vou juntar-me a alguém e a casa dele explode, ou algo do género”, explicou o realizador.

