Este filme com Adam Driver causou polémica em Portugal e vai estrear na RTP1 dentro de dias
A televisão portuguesa continua no embalo das festas e há mais um filme em estreia a chegar dentro de dias: “O Homem Que Matou Dom Quixote” (2018, Terry Gilliam).
O filme de um dos autores dos Monty Pyhton é uma adaptação livre da obra literária de Miguel Cervantes “Dom Quixote” (1605). Estreou no Festival de Cannes de 2018 mas teve estreia comercial em Portugal apenas em 2022. Foi mesmo o último país a receber a estreia comercial do filme.
Qual a narrativa de O Homem Que Matou Dom Quixote?

“O Homem Que Matou Dom Quixote” é uma adaptação extremamente livre da obra literária de Miguel Cervantes onde, inclusive, se desmonta enquanto dispositivo cinematográfico.
No centro da narrativa está Toby (interpretado por Adam Driver), um realizador de publicidade que se encontra preso em aventuras cómicas e surreais com um velho sapateiro espanhol (Jonathan Pryce) que acredita que é Dom Quixote e que, paralelamente, o sapateiro acredita que Toby é Sancho Pança. Em consequência, Toby confronta-se com as memórias de um filme que fez enquanto jovem. Conseguirá ele recuperar a sua humanidade? E poderá este Dom Quixote sobreviver à sua loucura e provável morte? Será o amor cura para tudo isto?
Porque causou tanta polémica em Portugal este filme?

“O Homem Que Matou Dom Quixote” foi um projeto maldito do próprio realizador Terry Gilliam. O autor demorou quase 30 anos a conseguir fazer este projeto. A saber, a ideia de adaptar a obra de Cervantes para cinema surgiu-lhe em 1989!
Quando finalmente o filme entrou em produção em 2016, a sua feitura foi assegurada em Portugal pelo produtor Paulo Branco. Contudo, ao longo do percurso, várias graves divergências entre o produtor e o realizador fizeram com que Paulo Branco abandonasse o projeto, embora entrasse num longo processo legal com o realizador. Apesar disto, a produção manteve-se em Portugal com a produtora Ukbar Filmes de Pablo Iraola e Pandora da Cunha Telles.
Como se as divergências de produção não fossem já suficientes, mais tarde, a longa-metragem de Terry Gilliam fez notícia nos telejornais. A equipa do filme foi acusada de alegadamente terem danificado o Convento de Tomar durante as filmagens.
Face a todas estas complicações, apesar de “O Homem Que Matou Dom Quixote” ter sido uma co-produção portuguesa, só estreou oficialmente em Portugal 4 anos depois da estreia mundial. A saber, o filme foi filmado em Portugal e Espanha e é uma co-produção entre E.U.A., Espanha, França, Bélgica, Portugal e Reino Unido.
Quando estreia o filme na RTP1?
“O Homem Que Matou Dom Quixote” é uma das apostas da RTP1 para este fim de semana. Assim, o filme estreia na noite de domingo 28 para segunda-feira 29 de dezembro às 00h00, logo após o “The Voice Portugal”.
Além de Adam Driver e Jonathan Pryce, fazem parte do elenco deste filme nomes como Joana Ribeiro, Stellan Skarsgård, Olga Kurylenko, Rossy de Palma, Sergi López, Bruno Schiappa, Lídia Franco, Maria d’Aires, entre outros.
Por fim, podes ler uma crítica ao filme aqui mesmo na Magazine.HD. João Garção Borges destaca: “(…) o que sobressai do filme passa muito pela sensação do excesso (…) em que sentimos que não há limites para a imaginação febril do realizador e argumentista.”

