A cidade de Viena recebe hoje, 16 de maio, a grande final do Festival Eurovisão da Canção 2026. Depois de duas semifinais marcadas por surpresas, eliminações inesperadas e polémicas políticas, já está definida a ordem oficial de atuação dos 25 países finalistas que vão subir ao palco da Wiener Stadthalle.
Assim sendo a emissão começa às 21h00 e será acompanhada por milhões de espectadores em toda a Europa e também fora do continente.
Portugal falha presença na final da Eurovisão
Portugal ficou fora da final pela primeira vez desde 2019. Os Bandidos do Cante não conseguiram garantir o apuramento com a canção “Rosa”, apresentada na primeira semifinal. Nesse sentido a eliminação interrompe assim uma sequência positiva de participações portuguesas na final, depois dos apuramentos de Black Mamba, MARO, Mimicat e Iolanda.
Entretanto, nas redes sociais, muitos fãs criticaram o sistema de votação e defenderam que “Rosa” merecia um lugar na final devido à sua identidade musical tradicional e contemporânea.
Ordem oficial da final da Eurovisão 2026
A ORF revelou a ordem definitiva das atuações após a segunda semifinal. A Dinamarca abre o espetáculo e a anfitriã Áustria fecha a competição. A ordem completa dos finalistas é a seguinte:
- Dinamarca – Søren Torpegaard Lund – “Før Vi Går Hjem”;
- Alemanha – Sarah Engels – “Fire”;
- Israel – Noam Bettan – “Michelle”;
- Bélgica – ESSYLA – “Dancing on the Ice”;
- Albânia – Alis – “Nân”;
- Grécia – Akylas – “Ferto”;
- Ucrânia – LELÉKA – “Ridnym”;
- Austrália – Delta Goodrem – “Eclipse”;
- Sérvia – LAVINA – “Kraj Mene”;
- Malta – AIDAN – “Bella”;
- Chéquia – Daniel Zizka – “CROSSROADS”;
- Bulgária – DARA – “Bangaranga”;
- Croácia – LELEK – “Andromeda”;
- Reino Unido – LOOK MUM NO COMPUTER – “Eins, Zwei, Drei”;
- França – Monroe – “Regarde !”;
- Moldova – Satoshi – “Viva, Moldova!”;
- Finlândia – Linda Lampenius x Pete Parkkonen – “Liekinheitin”;
- Polónia – ALICJA – “Pray”;
- Lituânia – Lion Ceccah – “Sólo Quiero Más”;
- Suécia – FELICIA – “My System”;
- Chipre – Antigoni – “JALLA”;
- Itália – Sal Da Vinci – “Per Sempre Sì”;
- Noruega – JONAS LOVV – “YA YA YA”;
- Roménia – Alexandra Căpitănescu – “Choke Me”;
- Áustria – COSMÓ – “Tanzschein”.
Finlândia, Suécia e Áustria entre os favoritos
As casas de apostas continuam a apontar a Finlândia como principal candidata à vitória. Assim sendo a combinação entre pop, rock e violino clássico em “Liekinheitin” destacou-se desde os primeiros ensaios.
Por outro lado, Suécia mantém-se forte candidata ao triunfo com FELICIA e “My System”, enquanto a anfitriã Áustria surge também entre os favoritos graças à atuação de COSMÓ. Além disso, Israel continua a dividir opiniões, mas mantém forte apoio internacional com “Michelle”, interpretada por Noam Bettan.
Polémicas continuam a marcar a Eurovisão
Além disso a edição de 2026 volta a ser marcada por tensão política. Nesse sentido Espanha, Irlanda, Países Baixos, Eslovénia e Islândia decidiram boicotar o concurso devido à presença de Israel.
Por isso, perante a polémica, a União Europeia de Radiodifusão reforçou as regras de votação e anunciou medidas adicionais para combater manipulação de resultados. Ao mesmo tempo, estão previstas várias manifestações pró-palestinianas durante a semana da final em Viena, mantendo a pressão mediática sobre a organização do evento.
Onde podes ver a final da Eurovisão 2026?
A grande final será transmitida em direto no canal oficial de YouTube da Eurovision Song Contest e através das televisões participantes. Assim sendo a 70.ª edição da Eurovisão promete assim juntar música, espetáculo e polémica numa das noites televisivas mais aguardadas do ano.

