A beActive entra no negócio da animação 3D e nos videojogos

beActive cria nova área de negócio

a pensar na animação 3D e nos videojogos

 

A beActive, empresa portuguesa especializada na criação e produção de conteúdos multiplataforma, está a lançar uma nova área de negócio ligada à produção de animação 3D e de videojogos para as novas plataformas móveis. Esta expansão surge na sequência do desenvolvimento de uma plataforma de criação de animações 3D usando entitulada “Machinima Storyteller” que permite a criação, a custos reduzidos, de vídeos animados em 3D utilizando para tal os motores de animação em tempo real dos videojogos. Trata-se de uma inovação desenvolvida pela beActive em parceria com o GAIPS (Intelligent Agents and Synthetic Characters), um departamento do INESC-I&D sediado no Taguspark e co-financiada pelo programa QREN.

 

unnamed

Para tal, a beActive está a proceder à contratação de 4 elementos para integrar a sua equipa visando a implementação de uma nova área de negócio ligada à criação de vídeos de animação ao mesmo tempo que desenvolve os próprios jogos. A equipa agora contratada irá produzir os primeiros conteúdos piloto, nomeadamente uma web series em animação e um vídeojogo de acção e aventura, ambos com o título de COLLIDER 2017 (uma sequela ao filme com o mesmo nome que a beActive lançou nos cinemas nacionais no passado mês de Novembro).

 

collider_game_screen_ipad

Uma das vantagens da plataforma “Machinima Storyteller” está relacionada com o reduzido “time-to-market” e com a economia de escala. Neste momento, a plataforma consegue produzir vídeos animados 3D com uma qualidade que será muito prdos para as novas redes e plataformas digitais.  constantemente novas ferramentas e tecnologias que permitam desenvolver e produóxima da qualidade de um filme de animação 3D tradicional que se pode ver num ecrã de cinema, mas neste caso, em vez de cada imagem desse filme demorar um dia a ser processada, a animação gerada no “Machinima Storyteller” é realizada em tempo real. Por outro lado, a plataforma possibilita a partilha de personagens, modelos e ambientes 3D, permitindo que após a criação de vídeos animados, 60% dos elementos para a criação de um videojogo possam ser aproveitandos utilizando a mesma história e personagens.

 

O “Machinima Storyteller” permite a criação integrada de vídeos e jogos a partir de um guião comum e foi pensada para o desenvolvimento de histórias interactivas. O sistema permite o desenvolvimento mais eficiente e económico de vídeos animados, videojogos e histórias interactivas partilhando personagens, animações 3D e elementos visuais comuns. Este conjunto de ferramentas é inspirado na metodologia Machinima e usa o motor Unity 3D (de origem dinamarquesa) para suportar a renderização e animação em tempo real dos personagens e cenas.


Também do teu Interesse: