© Stefano Chiacchiarini '74 via ShutterStock (ID: 2423565569)

“A verdadeira voz do espírito americano”: Bob Dylan prestou tributo ao seu ídolo com esta música

Com a biopic “A Complete Unknown” nos cinemas, recordamos a música de tributo de Bob Dylan ao seu ídolo, o cantor folk Woody Guthrie.

Sumário:

  • Bob Dylan, ao chegar a Nova Iorque, fez uma paragem em New Jersey para conhecer seu ídolo Woody Guthrie, internado no Greystone Park Psychiatric Hospital devido à doença de Huntington;
  • A amizade com Guthrie marcou profundamente Bob Dylan, que o considerava uma inspiração e afirmou querer ser seu maior discípulo, o que é retratado na biopic “A Complete Unknown”;
  • Dois anos depois do encontro, Bob Dylan lançou o seu primeiro álbum, incluindo as músicas originais “Song to Woody” e “Talkin’ New York”, homenageando e refletindo a influência de Guthrie.
Lê Também:   Timothée Chalamet revela a sua grande transformação para intrepertar Bob Dylan em A Complete Unknown

A história de Bob Dylan ganhou forma (e começou) quando chegou a Nova Iorque, deixando para trás a vida em Minnesota e os estudos universitários. No entanto, a sua jornada para a cidade não foi movida apenas pela ambição de se tornar uma estrela da música folk. Antes de se estabelecer em Greenwich Village e começar a construir a sua reputação, Bob Dylan fez uma paragem essencial em New Jersey. A mais recente biopic “A Complete Unknown” retrata essa primeira interação.

O destino era o Greystone Park Psychiatric Hospital, onde o seu maior ídolo, Woody Guthrie, estava internado devido à progressão da doença de Huntington. Para Bob Dylan, Guthrie era mais do que um músico: era um mestre e uma inspiração. “Disse a mim mesmo que ia ser o maior discípulo de Guthrie”, recordou Dylan sobre os primeiros tempos da sua carreira.

O encontro entre os dois marcou profundamente o jovem cantor, que estabeleceu uma amizade especial com o veterano da música folk, como é possível ver ao longo da biopic.


“A Complete Unknown” aborda a relação entre os dois músicos

Timothée Chalamet em A complete Unknown
© Searchlight Pictures

Dois anos depois, já integrado no panorama musical nova-iorquino, Bob Dylan lançou o seu primeiro álbum homónimo. Numa altura em que as editoras preferiam discos recheados de versões de temas populares, Bob Dylan conseguiu incluir duas músicas originais, ambas dedicadas ao seu mentor.

Song to Woody” é uma homenagem direta, onde o jovem cantor expressa a influência de Guthrie e o impacto que teve na sua visão do mundo. Já “Talkin’ New York” presta tributo de forma mais subtil, incorporando referências à trajetória de ambos e à ligação entre Nova Iorque e East Orange, onde Woody Guthrie passava os fins de semana.

A influência de Woody Guthrie não se limitou a este primeiro álbum. Bob Dylan viria a interpretar muitas das suas canções e a integrar as suas palavras e ensinamentos nas suas próprias composições. Em “The Times They Are A-Changin“, por exemplo, Dylan reutiliza a abertura de um tema de Guthrie.

Ao longo da sua carreira, Bob Dylan manteve-se fiel aos princípios do folk e à mensagem social que aprendeu com Woody Guthrie, a quem descreveu como “a verdadeira voz do espírito americano”.

Conhecias esta música? Já viste o filme?




Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *