4 belos filmes para celebrar o aniversário de Agatha Christie
No dia em que se celebra o 135º aniversário do nascimento de Agatha Christie, trazemos-te uma lista de filmes baseados na sua obra.
Considerada por muitos a ‘Rainha do Crime’, Agatha Christie destacou-se enquanto autora de romances policiais. Como tal, ao longo de uma carreira que durou quase seis décadas, a britânica escreveu mais de cem obras. Além disso, Agatha Christie é a romancista mais bem sucedida da história da literatura, no que toca a número de vendas, sendo apenas ultrapassada por William Shakespeare.
Apesar de ter escrito diversos livros e peças de teatro, a romancista imortalizou-se ao criar duas das personagens mais emblemáticas da literatura policial. Falamos de Hercule Poirot, um detetive belga extravagante que não se inibe de exibir os seus dotes de resolução de casos. Além disso, também Miss Marple se tornou uma das personagens mais queridas criadas por Agatha Christie. Trata-se de uma senhora idosa, que por vezes mostra ter algumas falhas na memória. No entanto, Miss Marple consegue resolver os casos mais enigmáticos apenas através dos conhecimentos que possui da natureza humana.
Apesar de ter falecido em 1976, Agatha Christie deixou muitas obras arquivadas numa gaveta, que continuam a ser publicadas até aos dias de hoje. Como tal, o legado da ‘Rainha do Crime’ atravessou gerações e não há ninguém que seja indiferente aos romances e peças de teatro que escreveu. Além disso, muitas das suas obras serviram de base para longas-metragens de grande sucesso. Assim, no dia em que se celebra 135 anos do nascimento de Agatha Christie, a Magazine.HD preparou uma lista de filmes baseados nos livros da ‘Rainha do Crime’.
Um Crime no Expresso do Oriente
Em 1928, Agatha Christie embarcou no famoso Expresso do Oriente, que ligava Paris a Istambul. No entanto, a viagem atrasou-se seis dias devido a um nevão que impediu a circulação do comboio. Fascinada pelos cenários idílicos e pelo luxo da viatura ferroviária, a autora escreveu o policial “Um Crime no Expresso do Oriente”. Além disso, Agatha inspirou-se também no caso de Charles Lindbergh, cujo filho foi raptado e assassinado, para o seu livro. Consequentemente, a obra tornou-se numa das mais populares da “Rainha do Crime” e teve direito a duas adaptações cinematográficas.
O livro “Um Crime no Expresso do Oriente” foi transformado em filme em 1974, pelas mãos de Sidney Lumet, e contou com um elenco de luxo, com nomes como Albert Finney, Sean Connery, Lauren Bacall e Ingrid Bergman, que ganhou o Óscar de Melhor Atriz Secundária. Mais tarde, já em 2017, uma nova adaptação da obra de Agatha Christie chegou ao cinema. O remake do filme de 1974 conta então com Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Penélope Cruz, Judi Dench, Willem Dafoe e Olivia Colman na lista de elenco. Uma vez mais, a longa-metragem recebeu indicações a diversos prémios da indústria.
Morte no Nilo
Curiosamente, o filme “Um Crime no Expresso do Oriente” mostra uma sequência final de um segundo filme produzido por Kenneth Branagh, “Morte no Nilo“. Esta sequela, que chegou às salas de cinema em 2022, é uma nova adaptação de um romance homónimo escrito por Agatha Christie. Como tal, o policial volta a contar com o Detetive Hercule Poirot no papel principal para resolver um novo mistério. Desta vez, a ação desenrola-se a bordo de um cruzeiro no Egito quando a lua-de-mel de um casal é interrompida por uma caça a um assassino.
Já anteriormente, em 1978, a mesma obra recebera uma adaptação cinematográfica, contando com Peter Ustinov no papel de Poirot. Além disso, o elenco teve ainda nomes de grande peso, como Bette Davis, Mia Farrow, Maggie Smith e Angela Lansbury.
Mistério em Veneza
Durante uma festa de Halloween, uma criança confessa ter presenciado um assassinato e, mais tarde, a própria é morta ao ser afogada num balde de maçãs. Cabe então ao Detetive Poirot desvendar este mistério duplo. É esta a premissa da obra “A Noite das Bruxas”, escrita por Agatha Christie em 1969. Na altura, a autora contava já com uma idade avançada, o que serviu para muitos críticos apontarem o romance como bastante diferente das grandes obras de Agatha Christie.
Ainda assim, em 2023, Kenneth Branagh voltou a fazer uma nova sequela baseada nos livros da ‘Rainha do Crime’ e realizou a longa-metragem “Mistério em Veneza”. No entanto, apesar de o enredo ter por base muitos dos aspetos da obra “A Noite das Bruxas”, o filme centrou-se mais num argumento escrito por Michael Green. Como tal, a longa-metragem assumiu um tom mais de terror, alterando o cenário de uma festa de Halloween para uma sessão espírita onde o Detetive Poirot aceita investigar um assassinato. Contrariamente ao livro de Agatha Christie, “Mistério em Veneza” recebeu grandes elogios, sendo, inclusive, vencedor de alguns prémios da indústria.
A Casa Torta
Em 1949, Agatha Christie publicou o romance “A Casa Torta”, fazendo referência a uma cantiga tradicional britânica para crianças. A obra tem como cenário uma estranha mansão onde vive a família Leonides, sob o olhar protetor do patriarca. No entanto, o homem acaba envenenado com o próprio remédio para os olhos, desencadeando um novo mistério. Mais tarde, a ‘Rainha do Crime’ afirmou que esta é uma das suas obras preferidas.
Em jeito de homenagem a Agatha Christie, Gilles Paquet-Brenner fez uma adaptação cinematográfica de “A Casa Torta”, em 2017. Como tal, a longa-metragem contou com Christina Hendricks, Gillian Anderson, Glenn Close, entre outros, no elenco.
És fã de Agatha Christie? Qual a tua adaptação cinematográfica preferida?