Porque razão havia crianças no primeiro filme Alien (Ridley Scott)?
Os melhores filmes têm truques impressionantes. “Alien”, de Ridley Scott, criou o ambiente desta cena assim.
Sumário:
- “Alien: Romulus” continua a subir e já ultrapassou a fasquia dos 200 milhões de dólares;
- A icónica saga iniciada por Ridley Scott voltou ao imaginário popular;
- No primeiro filme foram utilizadas crianças para dar a sensação de grandeza ao espaço nesta cena.
Uma das suas criações mais icónicas, a saga de ficção científica “Alien”, voltou aos cinemas com “Alien: Romulus”, realizado por Fede Álvarez. Estreado em Portugal a 15 de Agosto, o filme já arrecadou 108 milhões de dólares a nível global. Situado entre os eventos de “Alien” e “Aliens”, “Alien: Romulus” segue um grupo de jovens colonizadores que enfrentam uma criatura aterradora numa estação espacial abandonada.
O envolvimento de Ridley Scott foi essencial para manter a qualidade da saga, e já reagiu positivamente ao trabalho de Fede Álvarez, afirmando: “É espetacular. Tens aqui um grande filme”. A nossa critica Maggie Silva já viu o filme e atribuiu 71 pontos. Já a critica internacional, através do Rotten Tomatoes, atribuiu 80% de classificação.
Com o universo de “Alien” novamente no imaginário popular por conta do belo filme de Fede Álvarez, surgem algumas curiosidades sobre o primeiro filme. Sabias que foram utilizadas crianças nesta cena?
É tudo um truque de ilusão óptica
O primeiro “Alien”, lançado em 1979, é amplamente considerado uma obra-prima do cinema de terror e ficção científica. O filme inovou ao misturar terror com ficção científica de uma maneira nunca antes vista, e a atenção ao detalhe de Ridley Scott, como o momento em que ele próprio manipulou um ovo alienígena para criar um efeito de movimento realista. Mas não foi só nesse aspeto que o filme é especial. Como foi o caso da cena em que a tripulação entra na nave alienígena.
Para criar a sensação de grandeza necessária para o sucesso de “Alien”, Ridley Scott e o diretor de fotografia Derek Vanlint usaram uma solução engenhosa e muito usada agora no cinema: colocaram os seus próprios filhos, vestidos com pequenos fatos espaciais, como substitutos dos atores adultos em algumas cenas.
Isso ajudou a aumentar a perceção do tamanho dos cenários e do próprio alienígena. No entanto, devido ao calor, tanto os jovens quanto os adultos começaram a correr o risco de desmaiar, o que levou à inclusão de sistemas de oxigénio nos fatos.
Sabes de outro filme que use o mesmo género de truque?