Ridley Scott (Alien) e Fede Álvarez (Alien: Romulus) revelam os seus filmes favoritos
Fede Álvarez e Ridley Scott, juntaram-se na premiere de “Alien: Romulus” para contarem ao público quais são os seus filmes favoritos.
Sumário
- “Alien”, de Ridley Scott, saiu em 1979 e foi muito elogiado pela crítica. Era um dos primeiros filmes do realizador mas foi um sucesso instantâneo, que o catapultou para a fama e o fez vencer um Oscar para melhores efeitos visuais;
- Passados quarenta e cinco anos sai o novo filme da franquia, “Alien: Romulus”, agora realizado por Fede Álvarez, mas com Ridley Scott como produtor, a aprovar o projeto;
- Os dois realizadores estiveram juntos na premiere do novo filme, onde acabaram por revelar quais os seus filmes favoritos, que os têm inspirado ao longo das suas carreiras.
Há quarenta e cinco anos, Ridley Scott estreava aquele que veio a ser o filme que o lançou para as luzes da ribalta. “Alien” foi apenas o seu segundo filme e logo com grande sucesso. Foi muito elogiado pela crítica, o que lhe valeu um Oscar para melhores efeitos visuais em 1980. Aos oitenta e seis anos, Ridley Scott tem uma vasta gama de sucessos no seu currículo, como o “Gladiator”, que vai ter um seguimento ainda este ano, o “Blade Runner” ou “The Martian”.
“Alien” foi um tamanho sucesso, que já teve três sequelas e quatro prequelas, sem contar com o novo “Alien: Romulus”. No novo filme, Ridley Scott vai para o banco de trás, como produtor, e é Fede Álvarez quem toma a dianteira, como realizador. Na premiere de “Alien: Romulus”, ambos os realizadores partilharam quais são os seus filmes favoritos.
As escolhas de Ridley Scott
“2001: a Space Odissey” é uma escolha popular entre realizadores e atores. Também é um dos favoritos de Ridley Scott, que revelou ao Letterboxd ter-se inspirado neste filme para “Alien”. “O computador sabe que a missão é mais importante do que as pessoas. Então copiamos isso”, contou o realizador. “Star Wars” também é um dos favoritos de Riddley Scott, que confessou ter ficado deprimido por três meses por não estar a fazer filmes com a mesma qualidade de “Star Wars”. Apenas seis semanas depois surgiu “Alien”.
O realizador não quis deixar de fora um dos seus próprios filmes. Ridley Scott considera que “Blade Runner” inspirou e definiu o ritmo de muitos outros filmes que se seguiram a este. A última escolha do realizador foi um mais desconhecido, “Quest for Fire”, sobre uma tribo que descobriu o fogo através de relâmpagos.
Os favoritos de Fede Álvarez
“Scaramouche”, de 1952, foi a primeira escolha do realizador de “Alien: Romulus”, que diz ter sido o filme que o fez apaixonar-se pelo cinema. É a história de um homem que trabalha numa trupe de teatro e começa a treinar esgrima para se vingar de outro homem que matou o seu melhor amigo num duelo e ficou com a sua namorada. Como homenagem a Ridley Scott, Fede escolheu “Alien” como um favorito e disse “nada bate esse filme”.
“Back to The Future” também está na lista do realizador, mas especificamente o segundo filme da saga. Completamente diferente das restantes escolhas de Fede Álvarez é “Oldboy”, o thriller coreano que se tornou num clássico absoluto. “Mudou a minha vida, fez-me repensar no cinema e enviou-me numa direção completamente diferente como realizador”, confessou Fede Álvarez.
Já viste algum dos filmes favoritos dos realizadores Ridley Scott e Fede Álvarez?