Anime da Semana | ERASED

ERASED estreou este ano e deixou a comunidade de fãs de anime completamente dividida.

Para começar em grande este novo tópico semanal, nada como trazer uma série que tivesse criado tanta discórdia entre os fãs. É um fenómeno que ocorre imensas vezes na comunidade de espetadores de animes. De tempos a tempos surgem séries tão polémicas que ou são completamente odiadas, ou adoradas. Os fãs que acompanham as temporadas de anime dividem-se nestas duas facções e são poucos os que ficam no meio-termo. Como já devem ter adivinhado, ERASED (A-1 Pictures) foi a mais recente série polémica do ano. A contestação em torno da série foi um dos motivos para a trazermos para a sugestão da semana, porém não foi o principal.

Lê mais: Os 10 principais géneros de animes

ERASED conta a história de Satoru Fujinuma, um aspirante a mangaká que ocupa parte do seu tempo a entregar pizzas. Apesar da sua vida parecer bastante banal, ela também tem um toque de sobrenatural. O protagonista tem a capacidade de voltar atrás no tempo, embora não consiga controlar estas viagens (denominadas revivals). Sempre que Satoru se encontra perante uma situação onde alguém corre risco de vida, o seu poder é misteriosamente ativado. Assim, ele regressa no tempo por uns meros minutos, impedindo que uma tragédia aconteça.

erased

Certo dia, um destes revivals desencadeia uma sucessão de acontecimentos que leva à morte trágica da mãe de Satoru. Para piorar a situação, o protagonista é considerado culpado pelo crime. Nesse instante, sem saber como, Satoru viagem novamente no tempo, mas desta vez o salto temporal é de 20 anos. Encontrando-se no seu corpo de criança, mas com a mente de adulto, Satoru chega à conclusão de que para salvar a sua mãe, ele deve salvar alguém do seu passado: a sua colega de turma, Hinazuki Kayo, vítima de um assassino em série.

Vê também: Your Lie in April, em análise

erased

A série apresenta uma premissa com um enorme potencial. O trajecto que o protagonista traça ao longo da história é constantemente acompanhado por um ambiente de inquietação, mistério e suspense. Porém, a série sofre uma mudança na segunda parte, tornando-se ligeiramente monótona. Enquanto inicialmente cada episódio era envolvente e emocionante, a fase final da série perde um pouco o ritmo e a intensidade. Como a série só contou com 12 episódios, sente-se que a história foi apressada. Como podem imaginar, o resultado não foi o melhor. Talvez esteja aqui o motivo para a divisão da comunidade de fãs de anime.

Consulta ainda: Orange | Primeiras Impressões

Ainda assim, ERASED consegue ser uma série bem concebida. O foco principal da história está em descobrir quem é o assassino em série. Como a certa altura a resposta torna-se um pouco óbvia, o grande clímax de ERASED perde um pouco o efeito. Mas é preciso salientar que esta série anime não se concentra apenas no seu lado criminal e de investigação. Grande parte da história centra-se também na evolução do protagonista, Satoru Fujinuma.

Lê mais: Animes e mangas | O fenómeno japonês em Portugal

erased

No começo ele é uma pessoa distante e com dificuldades em criar laços emocionais com outros indivíduos. Consequentemente esta impassividade e indiferença prejudicava-o a nível pessoal e profissional. Graças ao grande salto temporal que faz, Satoru percebe que este distanciamento começou na sua infância, e nas relações superficiais que mantinha. Encarando estes revivals como uma segunda oportunidade, o protagonista procura ao longo da série criar verdadeiras amizades tanto no presente como no passado. Esta atitude não só afecta positivamente a vida do personagem, como o auxilia a salvar Hinazuki, a sua mãe, e outras figuras da história.

Como já podem ter percebido, ERASED pouco se assemelha a outras séries anime, vistas como infantis por espetadores pouco familiarizados com o género. Por esse motivo, ERASED é a série estreante deste novo tópico semanal. Ela não se enquadra na ideia de que “animes são para crianças” e vai certamente mudar a opinião de quem pensa assim. Se gostam de histórias de mistério, suspense e thriller, então ERASED é uma boa opção para vocês!

Interessado na nossa sugestão? Se já viste a série, concordas com a nossa opinião?


Filipa Machado

Uma fã da 7ª Arte, adora ler e passar as suas folgas a fazer maratonas de séries e não pode viver sem um pouco de anime no seu dia a dia.

One thought on “Anime da Semana | ERASED

  • Vou assistir! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *