Leonardo DiCaprio e Christopher Nolan, "Inception" | © NOS Audiovisuais

Christopher Nolan | Inception poderá ter sido inspirado num anime

O realizador Christopher Nolan tem impressionado o público com os seus filmes em parte pelas suas influências. “Inception”, por exemplo, teve uma possível inspiração num anime.

“Inception”, filme realizado por Christopher Nolan e protagonizado por Leonardo DiCaprio, Ken Wanatabe, Joseph Gordon-Levitt e vários outros atores de luxo, foi inspirado num anime.

Trata-se de um filme de ação e ficção científica complexo, de 2010, em que DiCaprio interpreta um ladrão profissional que rouba informações classificadas e valiosas do subconsciente das pessoas ao entrar nos seus sonhos. Eis a sinopse oficial:

Um ladrão que rouba segredos corporativos através do uso da tecnologia de compartilhamento de sonhos recebe a tarefa inversa de plantar uma ideia na mente de um C.E.O., mas o seu passado trágico pode condenar o projeto e a sua equipa.

É um filme único e original, mas como qualquer pessoa Nolan tem as suas influências e para este filme em específico inspirou-se no anime “Paprika” (disponível na Netflix), da autoria de Satoshi Kon, lançado em 2006.

Existem semelhanças óbvias entre os dois filmes. O filme de Kon fala sobre um terrorista que rouba uma peça de tecnologia que lhe permite acessar aos sonhos das pessoas e fazer com que eles tenham pesadelos.




Além da temática principal da narrativa, parece que Nolan também foi influenciado visualmente pela obra de anime. “Paprika” tem uma cena marcante do género num corredor e em “Inception” o mesmo acontece.

Para Kon que trabalhou a animação foi em parte mais fácil mexer com a realidade física, mas Nolan também o conseguiu fazer muito bem através de técnicas reais de filmagem. “Inception”, ou “A Origem”, está disponível na HBO Max.

Nolan nunca confirmou esta influência, mas é inegável que existiu.

TRAILER | CHRISTOPHER NOLAN

Sabias desta curiosidade?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *