Anne Hathaway: De Princesa a Catwoman

 

Os anos de Princesa

Anne Hathaway - The Princess Diaries

Anne Hathaway, a eterna Andy Sanchs, personagem com que alcançou o reconhecimento mundial em 2006 é, atualmente, uma das atrizes mais conceituadas a nível mundial.

Tendo o seu nome como homenagem à esposa de Shakespeare, Anne nasceu em Novembro de 1982 e a sua carreira começou na série Get Real de 1999 a 2002. Mas é em 2001 que dá a conhecer-se verdadeiramente ao mundo na produção da Disney, O Diário de uma Princesa, onde a jovem atriz contracenava com Julie Andrews (Mary Poppins, Música no Coração).

Em O Diário de uma Princesa, Anne, interpreta Mia Thermopolis, uma jovem tímida e insegura que descobre que a sua avó (Andrews) é rainha do reino de Genóvia e que ela é a herdeira ao trono. A partir daí Mia vai viver uma alteração completa na sua vida.

Este filme tocou de tal forma o público juvenil que chegou a ser produzida uma sequela, O Diário de uma Princesa 2.

Não muito diferente do género anterior, em 2004, Anne protagoniza Ella Encantada. Um filme também direcionado ao público infanto-juvenil. Aqui a actriz interpreta Ella, uma jovem que foi abençoada, à nascença com o dom da obediência, que com o tempo se descobriu ser também uma maldição. Assim, Ella tem que obedecer a tudo o que lhe mandam. Mas para que este feitiço lhe seja retirado Ella vai iniciar uma viagem que vai mudar a sua vida e encontrar o seu príncipe encantado.

Anne Hathaway - Brokeback Moutain

Mas é em 2005 que a actriz sai do panorama infanto-juvenil e dá um novo rumo à sua carreira. E é com a sua participação em O Segredo de Brokeback Mountain que nos prova que consegue fazer mais do que a história da jovem princesa, apesar do seu papel ser secundário. Aqui, Anne junta-se a um elenco de luxo composto por Heath Ledger (O Cavaleiro das Trevas), Jake Gyllenhall (O Principe da Pérsia) e Michelle Williams (A Minha Semana com Marilyn). Neste filme vencedor de três Óscares, a personagem de Anne é Lurren Newsome Twist, a esposa de Jack Twist (Gyllenhall).

Um nome a crescer

Anne Hathaway - The Devil Wears Prada

A nova-iorquina de 30 anos surpreende tudo e todos quando, em 2006, aparece ao lado de Meryl Streep (Dama de Ferro) em O Diabo Veste Prada. Foi neste filme que Anne se mostrou uma atriz de excelência como protagonista. Um filme que teve altas proporções não só por Anne, mas também por aquela que é considerada por muitos a rainha do Cinema, Meryl Streep. Andy Sanchs, a personagem de Anne, com um espírito inocente e descontraído procura emprego na editora de uma famosa revista de moda que Miranda (Streep) dirige. Andy fica com o emprego e a partir daqui a sua vida vai mudar visto ter entrado no mundo da moda, tema pelo qual nunca se interessou.

Neste filme, Anne, prova mais uma vez a sua qualidade enquanto atriz conseguindo interpretar a mudança de vida de Andy Sanchs na perfeição. Mais relevantes ainda são as cenas desta com Meryl Streep que passaram a marcar a História da Sétima Arte.

Em 2007, Anne passa para outro género, o histórico, em que tem que interpretar a escritora Jane Austen em A Juventude de Jane. Aqui a jovem atriz interpreta a escritora romântica de forma a que o resultado final se assemelhe a um filme biográfico. O filme foca-se principalmente no romance de Jane com Thomas Lefroy (James McAvoy), romance esse que teria inspirado a obra “Orgulho e Preconceito”, o mais conceituado romance de Jane Austen.

Anne Hathaway - Get Smart

Passando para 2008, Passageiros foi o filme que se seguiu na carreira da atriz onde contracenou com Patrick Wilson. Mas este ano ficou marcado por outro trabalho de Anne, Get Smart – Olho Vivo, um filme inspirado na célebre série de televisão com o mesmo nome. O filme em tom de comédia, apresenta a história de um agente secreto (Steve Carell) cuja parceira é Anne, ou mais concretamente, a Agente 99. A agência  para que estes trabalham é atacada e a identidade de todos os agentes fica comprometida e é aí que a dupla entra em acção. Os dois agentes vão trabalhar em grupo para salvar o Mundo numa sequência de várias cenas cómicas.

Lê Também:   Anne Hathaway faz revelações surpreendentes acerca dos testes Screen Chemistry nas audições

Rumo ao Estrelato

Anne Hathaway - Rachel Getting Married

Com o decorrer dos anos o nome Anne Hathaway passa a ser uma referência no Cinema e em 2009 ganha especial destaque pelo drama O Casamento de Rachel em que chega a ser nomeada para o Óscar de Melhor Actriz num papel principal. Neste filme, Anne interpreta Kym, uma jovem com problemas que após ter passado algum tempo numa clínica de reabilitação volta a casa para o casamento da sua irmã Rachel (Rosemarie DeWitt). Neste seu regresso a casa, Kym traz consigo uma série de problemas pessoais e familiares que ameaçam pôr em causa o casamento que toda a família aguarda. É com este filme que Anne ganha o maior destaque na sua carreira até aquele momento apresentando-se como uma das melhores atrizes da indústria cinematográfica. Além disso, foi com O Casamento de Rachel que Anne recebeu o maior número de nomeações a prémios até aquele momento. Este é considerado por muitos, o melhor trabalho de Anne.

Ainda no mesmo ano a atriz apresenta-nos, juntamente com Kate Hudson, a comédia Noivas em Guerra. Aqui, Anne interpreta Emma, uma jovem que é amiga desde sempre de Liv (Hudson) e as duas planeiam, desde crianças como seriam os seus casamentos. As duas escolhem o mesmo lugar para celebrar os seus casamentos mas um erro de marcação faz com que as duas cerimónias ocorram no mesmo dia, o que vai gerar uma grande disputa entre as duas amigas que acaba por trazer momentos hilariantes para o espectador.

Anne Hathaway - Alice in Wonderland

Passado um ano, em 2010, Anne volta à Disney, onde começou a sua carreira, mas desta vez num filme de fantasia, Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton. A actriz traz-nos a personagem Rainha Branca, uma monarca benevolente deposta e banida pela sua irmã, a Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter). Esta vai precisar da ajuda de Alice (Mia Wasikowska) para combater uma terrível criatura conhecida como Bandersnatch.

A atriz teve ainda uma participação na comédia romântica Dia dos Namorados de Garry Marshall, o mesmo realizador de O Diário de uma Princesa.

Anne Hathaway - Love and Other Drugs

Ainda em 2010, Anne apresenta-nos O Amor é o Melhor Remédio, também uma comédia romântica em que faz par com Jake Gyllenhall,  o mesmo casal que foi formado em O Segredo de Brockeback Mountain (2005). Neste filme, Anne interpreta Maggie Murdock, uma jovem de 26 anos que sofre da doença de Parkinson. Maggie conhece Jamie Randall (Gyllenhall), um representante comercial de uma empresa farmacêutica. Inicialmente, Jamie fica interessado na beleza física de Maggie mas aos poucos descobre que existe algo mais forte. Por sua vez, Maggie também sente o mesmo, mas não quer comprometer-se demasiado por causa da sua doença. Esta comédia pode caracterizar-se como interessante e agradável, tendo uma dupla competente e ao mesmo tempo com elegância.

Em 2011, a actriz regressa com Um Dia, onde tem como par romântico Jim Sturgess. Este filme comprova que Anne tem um talento nato e que consegue estabelecer uma relação credível e forte com Sturgess num filme que se traduz como um processo de crescimento conjunto.

Lê Também:   Deadpool & Wolverine | Tudo o que já sabemos sobre o novo capítulo desta saga

O Papel Surpreendente

Anne Hathaway - Dark Knight Rises

Estreado este ano e muito aguardado, O Cavaleiro das Trevas Renasce, de Christopher Nolan, apresenta uma Anne Hathaway como nunca antes fora vista, chegando este mesmo a ser considerado por alguns o papel surpreendente de toda a sua carreira. Selina Kyle, mais conhecida por Catwoman, é o papel da actriz que tem a honra de ser a primeira mulher de ação num filme de Nolan. Para a surpreendente interpretação do papel, Anne teve que superar Michelle Pfeiffer, Halle Berry ou Magie Gyllenhall, a última mulher que conquistou o coração do Cavaleiro das Trevas. Para esta personagem, a atriz  traz-nos uma Selina Kyle irreverente e ambígua que nos seduz por dentro com o seu olhar. Como a Magazine HD descreve “Selina Kyle é para Batman o correspondente de Han Solo para Luke Skywalker”. Anne fez o teste sem saber que personagem lhe estava destinada. A própria atriz confirmou que este foi o papel mais exigente, a nível físico, de todo o seu percurso.

Assim, Hathaway acrescenta distinção ao papel que complementa as forças de Batman (Christian Bale) e Bane(Tom Hardy).

Dar Voz ao Futuro

miserables

Depois de passar por vários géneros cinematográficos chega a vez do género Musical. Estrado a 3 de Janeiro, Anne traz-nos Les Miserables, de Tom Hooper, onde interpreta Fantine, uma das personagens principais. Neste filme a atriz mostra as suas qualidades enquanto cantora, qualidades essas que já podem ser ouvidas no trailer do filme num excerto de I Dreamed a Dream prometendo que o filme seja um sucesso. À atriz junta-se um elenco de luxo composto por Hugh Jackman, Russel Crowe, Helena Bonham-Carter, Sasha Baron-Cohen, Eddie Redmayne e Amanda Seyfried. Ficaremos, assim, à espera com altas expetativas.

Outra produção de que já se ouvem rumores é Get Happy (nome provisório), um filme biográfico da actriz e cantora Judy Garland com quem Anne já fora várias vezes comparada. Embora já tenha sido referido que a produção do filme está demorada, é provável que em breve apareçam mais notícias. A própria Anne Hathaway já  revelou que irá cantar neste filme.

Assim concluímos esta viagem pela carreira desta jovem atriz que tem vindo a crescer e a mostrar aquilo de que é capaz tendo passado já por praticamente todos os géneros cinematográficos.

 

Sabias que:

– Anne é vegetariana.

– Whitney Houston foi produtora dos filmes O Diário de uma Princesa.

– Tem sido comparada a Judy Garland e Audrey Hepburn.

– Anne foi capa de revistas como Vogue, Elle ou Marie Claire.

– Nos anos 2001 e 2006 foi eleita uma das 50 personalidades mais bonitas do mundo pela revista People.

O Diário de uma Princesa foi gravado no mesmo estúdio que Mary Poppins.

– Anne refere que Meryl Streep é o seu ídolo.

– Anne deu aulas de dança no Broadway Dance Center em Nova Iorque.

– Os filmes favoritos de Anne são Elizabeth(1998), Stand by Me (1986), Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain (2001) e Pretty Woman (1990).

– Anne teve uma participação especial no número de abertura na Cerimónia de entrega dos Óscares em 2009 com Hugh Jackman mostrando a grande amizade que os dois actores sentem um pelo outro.

– Anne auto-propôs-se para entrar na série de Ryan Murphy, Glee.

– Em 2011, Anne, juntamente com James Franco apresentaram a cerimónia de entrega dos Óscares proporcionando vários momentos divertidos.