“Ann’s Jam” assinala o regresso de Chastity Belt
Depois de uma pausa e projectos laterais, as Chastity Belt estão de volta com um álbum homónimo e divulgam o seu single principal, “Ann’s Jam”. Ouve-o aqui.
A banda de Seattle anunciou o seu quarto álbum, Chastity Belt, que será lançado no dia 20 de Setembro, por meio da Hardly Art, e foi produzido por Melina Duterte, mais conhecida pelo seu projecto Jay Som. Juntamente com o anúncio, o quarteto partilhou o primeiro single, “Ann’s Jam”, acompanhando-o de um vídeo realizado por elas próprias.
Há já nove anos, desde 2010, que Julia Shapiro (voz, guitarra, bateria), Lydia Lund (voz, guitarra), Gretchen Grimm (bateria, voz, guitarra) e Annie Truscott (baixo) estão juntas. Depois de editarem o álbum anterior, I Used To Spend So Much Time Alone, em 2017, os vários membros das Chastity Belt entraram num breve hiato e envolveram-se noutros projectos, trabalhando em material a solo ou entrando em digressão com outras bandas. Em particular, a vocalista principal Julia Shapiro lançou ainda em 2017 um álbum como parte do trio Who Is She? e agora, no mês passado, um álbum a solo, Perfect Version.
O longa-duração homónimo das Chastity Belt emerge precisamente deste tempo de descanso. Segundo diz a guitarrista Lydia Lund num comunicado de imprensa: “Muito da interrupção tinha a ver com lembrarmo-nos de permanecer presentes, darmo-nos permissão de parar sem dizer quando nos encontraríamos outra vez. Era tão importante ter isso – não dizer ‘a este ponto vamo-nos juntar’, mas apenas mantê-lo em aberto tal que pudéssemos voltar à nossa presente ligação.”
A estadia de várias semanas em estúdio com Melina Duterte deu a Chastity Belt a possibilidade de experimentar. O novo álbum é o resultado da banda tocar “velhas canções, tentando coisas novas por cima disso”, afirma a baixista Annie Truscott, como acrescentar violinos ou harmonias mais dinâmicas. Lydia, Gretchen e Julia distribuem entre si o papel de voz principal em diferentes faixas.
Uma linha de baixo proeminente e guitarras tocadas em destacado vão-se entrelaçando para criar uma textura ritmada mas de amplitude muito constante, cuja sonoridade alternativa evoca o passado emulado nos versos da canção, ao mesmo tempo que sugere o burburinho de vozes de “people talking, but they don’t have much to say/ Just taking up space, then drifting away”. Uma voz onírica, melancólica recorda o ano de 2008, quando “everything was heavier” e “life felt significant”, onde tudo estava carregado de promessa e significado: “We were driving South in your parents car/ Singing aloud to scratched CDs/ Feeling meaningful, thinking/ This is a start and it’ll go on”.
O videoclipe glosa as filmagens caseiras, feitas com o telemóvel, de uma semana de férias com as amigas, rimando com a decadência no “just kill time by dreading everything”, por um lado, mas celebrando genuinamente, por outro, a longa amizade e o reencontro das Chastity Belt neste novo álbum que aí vem.
CHASTITY BELT | “ANN’S JAM”
CHASTITY BELT | Alinhamento do álbum
- “Ann’s Jam”
- “Elena”
- “Effort”
- “Rav-4″
- “It Takes Time”
- “Apart”
- “Half-hearted”
- “Split”
- “Drown”
- “Pissed Pants”