Anton Yelchin (1989-2016)

Morreu Anton Yelchin, o ator de 27 anos principalmente célebre pelo seu papel como Chekov nos novos filmes da saga Star Trek.

anton yelchin

Se formos ler muitas das listas dos jovens atores mais promissores da atualidade não será surpresa lá encontrarmos o nome de Anton Yelchin. A face deste ator será principalmente conhecida à maior parte dos cinéfilos pela sua participação nos filmes da saga Star Trek, incluindo Além do Universo que ainda não estreou.

Vê Também: Star Trek: Além do Universo| Muita acção no primeiro trailer oficial

No entanto, não foi esse papel que lhe deu lugar nessas listas, mas sim a sua impressionante coleção de prestações no panorama do cinema independente, incluindo em filmes como Like Crazy e Rudderless. Apesar de ter sido pelo segundo título que Yelchin arrecadou um prémio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Chicago, foi Like Crazy que lhe valeu o respeito da crítica internacional. Esse filme foi o primeiro grande trabalho de Felicity Jones e conta também com Jennifer Lawrence, mas para muitos foi a performance vulnerável e naturalista de Yelchin que realmente deu valor a todo o projeto.

anton yelchin

Trabalhos de tamanho génio e intensidade pareciam ser apenas o prelúdio para futuros anos de grandeza e estrelato, mas um bizarro acidente em que o jovem de 27 anos foi atropelado pelo seu próprio carro, acabou por fazer com que esse futuro nunca se venha a materializar. Esse é o trágico dilema de mortes de artistas ainda na sua juventude, é impossível não pensar que outras glórias estariam ainda no seu futuro. Afinal, será que com mais alguns filmes Anton Yelchin poderia tornar-se no novo Adam Driver? Nunca saberemos.

anton yelchin

Mesmo assim, ainda teremos oportunidade voltar a ver Anton Yelchin no grande ecrã, sendo que ele já tinha 5 projetos ou completos ou em fase de pós-produção. Entre essas futuras estreias, temos o já mencionado filme da saga Star Trek, mas também temos um projeto de especial valor para nós portugueses. Falamos, pois claro, de Porto, um filme realizado por Gabe Kilner e produzido por Jim Jarmusch, com a cidade do Porto a servir de pano de fundo a um romance entre um jovem Americano e uma Francesa durante uma só noite. Quem sabe, talvez tenhamos nas mãos o próximo Antes do Amanhecer?

anton yelchin


Para grandes fãs de Anton Yelchin, poucas palavras servirão de consolo, mas há sempre a homenagem ao seu legado que será feita com o visionamento, discussão e celebração do seu trabalho. Por isso, vejam os seus filmes e lembrem este jovem ator que nos deixou antes de tempo.


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *