Apple

Apple lança projecto Marzipan

Com o seu novo projecto Marzipan, a Apple promete resolver o problema da falta de compatibilidade das suas apps nos diferentes dispositivos da marca.

Como resposta à Google e ao seu projecto Fuchsia, a Apple lançou o Marzipan. O objectivo é tornar possível escrever um único código capaz de executar aplicações em interfaces móveis ou de desktop. Com isto, a Apple espera economizar tempo aos developers e, desta forma, incentivar a criação de mais aplicações, o que contribuirá para uma maior receita da marca da maçã.

De acordo com um relatório da Bloomberg lançada na passada quarta-feira, este projecto deve estar totalmente finalizado em 2021 mas a Apple começará a lançá-lo parcialmente ainda em 2019.

Numa primeira fase, em junho, a Apple começará a permitir que os developers desenvolvam o código do iOS para iPads em aplicações para o macOS e vice-versa. Ou seja, ainda que precisem de duas versões, não precisariam reescrever o seu código fonte.

Lê Também:
Opinião | 2019: A Odisseia da Netflix

O próximo passo seria permitir que as aplicações do Mac sejam convertidas no formato do iPhone (e vice-versa), sendo a fase mais complexa do processo. Até 2021, o objectivo é que o Marzipan possa criar um código que funcione em iPhones, iPads e Macs, sem necessidade de conversão.

Os fãs da Apple há muito tempo pedem compatibilidade entre seus sistemas, por isso, esta é uma excelente notícia.

Utilizas o sistema iOS? Ficaste contente com esta novidade?

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *