Descobre que apps te andam a espiar no Android e iPhone
Certamente já achaste estranho algumas apps te pedirem acesso ao microfone ou à câmara. Provavelmente autorizaste para não perderes muito tempo…
A proteção de dados é um assunto cada vez mais importante para as grandes empresas. Especialmente porque as multas para os incumprimentos são pesadíssimas.
Nesse sentido, quer a Google quer a Apple, têm dedicado cada vez espaço a questões de privacidade nos seus eventos anuais. Ainda assim, não é incomum que quando instalas uma ou mais apps no teu smartphone recebas pedidos para autorizar o acesso ao microfone, à câmara, à localização e aos contatos.
Porém, a verdade é nem todas estas permissões são realmente necessárias para o correto funcionamento da aplicação em questão. De seguida, vamos explicar-te como saber se estás a ser espiado.
No iOS
No iPhone, podes confirmar essas informações indo a “Definições”; “Privacidade e Segurança” e, em seguida, selecionar “Relatório de privacidade das aplicações”.
Aí, terás acesso detalhado ao registo de acesso a dados e sensores, bem como a atividade de rede das apps e sites. Caso não tenhas este relatório ativado, é algo que deves pensar fazer.

No Android
Para quem tem telemóveis Android, o processo é muito idêntico. Vai até “Definições”, escolhe a opção “Segurança e Privacidade” e clica em “Privacidade”. Depois, seleciona “Ver todas as permissões”.
Essa é a forma mais simples de verificar quais as apps que estão a espiar o que andas a fazer. Caso queiras pôr fim a este controlo, basta desativares as permissões que considerares desnecessárias para cada uma dessas aplicações.
Já conhecias esta ferramenta?