Arroios Film Festival | Cinema e Inclusão

A primeira edição do Arroios Film Festival vai decorrer de 1 a 8 julho no bairro mais multicultural de Lisboa, com cinema de todos os cantos do mundo e com o tema da inclusão social, em destaque. 

Foram inscritos mais de 3200 filmes internacionais no Arroios Film Festival, o novo evento de cinema de Lisboa, que vai decorrer entre os dias 1 e 8 de Julho no Auditório de Camões e no Mercado de Culturas (Mercado Forno do Tijolo), em Arroios. Os filmes selecionados, já estão disponíveis em: http://www.arroiosfilmfestival.com.

Na lista dos filmes selecionados, para o Arroios Film Festival, que inclui somente curtas-metragens de ficção, documentário e animação, destacam-se filmes dos EUA, Portugal, Irão, Brasil, Espanha, França, Reino Unido.

Trata-se de um festival da inclusão em vários aspectos, social, cultural, religioso, económico e  para chegar a todos, sem preconceitos, aceitando e integrando as diferenças culturais, religiosas e políticas, que cada vez mais se manifestam na cosmopolita cidade de Lisboa e no (agora) bairro mais alternativo da cidade. Segundo o realizador iraniano Reza Hajipour, que dirige o Arroios Film Festival, este pretende ser um local de encontro de culturas, formas de estar e de um conhecimento mais aprofundado da questão da inclusão social no âmbito cinematográfico.

No final deverão ser entregues 4 prémios: Arroios Film Festival Special Award, no valor de 3 000 €, Best Fiction, Best Documentary e Best Animation, no valor de 1 500€ cada prémio.

A Junta de Freguesia de Arroios é assim a pioneira em Lisboa, na realização de um festival de cinema desta natureza, querendo abranger a cultura dos seus intervenientes, a partir da questão micro-social até à macro-social, trazendo assim filmes de todo o mundo para a freguesia de Arroios.

JVM


José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colabora no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’, ( 2014). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’,(2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’, (2012) Mostras de Cinema da América Latina 2010 e 2011, 'Vamos fazer Rir a Europa', 2014 e Mostra de Cinema Dominicano, 2014 e Cine Atlântico, Terceira, Açores. É o Director de Programação do Cine’Eco- Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela desde 2012. É membro da FIPRESCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *