Godless

ARTE Kino | Confere o catálogo disponível em Portugal

[tps_header]

O festival ARTE Kino começa hoje e para te preparar, trazemos-te o catálogo que estará disponível para o nosso país! Será que já conheces alguma das obras? Descobre mais sobre o ARTE Kino neste artigo!

[/tps_header]

BRIGHT NIGHTS

bright nights helle nachte

“Helle Nächte” / Alemanha & Noruega / 2017 / 86 min.

Michael é um engenheiro alemão que viaja para a Noruega onde acontece o funeral do seu pai. A irmã está relutante em ir, e Miguel é deixado sozinho com o seu filho de 14 anos, Luis, com o qual sempre teve pouco contacto. Michael tenta aproximar-se de Luis enquanto explora o remoto norte norueguês durante alguns dias. Contudo, a sua primeira viagem juntos é muito mais difícil do que era esperado. As interações diárias são completamente estranhas para ambos, e Luis guarda claramente recentimento pela negligência do pai. Mas durante estes longos dias de verão, Michael está determinado a quebrar o padrão amardo de pai-filho.

O filme, uma produção Schramm Film, é realizado por Thomas Arslan e conta com um elenco que inclui Georg Friedrich (vencedor do Silver Bear Ours para melhor ator), Tristan Göbel, e Marie Leuenberger.




GODLESS

godless bezbog

“Bezbog” / Bulgária & França / 2016 / 99 min.

Uma enfermeira trafica no mercado negro bilhetes de identidade de pacientes que sofrem com demência. Seduzida pelo “dinheiro fácil”, e pela sua dependência da morfina, ela luta para preencher o seu vazio emocional enquanto combate o crescentemente medo de ser apanhada.

O filme, uma produção Klas Film, é realizado por Ralitza Petrova e conta com um elenco que inclui Irena Ivanova (vencedora do Golden Leopard para melhor atriz), Ventzislav Konstantinov, e Ivan Nalbantov.




SCARRED HEARTS

scarred hearts inimi cicatrizate

“Inimi Cicatrizate” / Roménia & Alemanha / 2016 / 141 min.

Roménia, 1937. Emanuel, um jovem de 20 anos, passa os seus dias num sanatório na costa do Mar Negro, vítima de tubercolose óssea. Ele narra a sua história, e a dos outros pacientes, contando-nos como ele e os restantes doentes tentam viver a vida ao máximo enquanto os seus corpos morrem lentamente, apesar das suas mentes se recusarem a desistir. A obra é inspirada em “Scarred Hearts”, a autobiografia do autor romeno Max Blecher, escrita antes da sua morte aos 29 anos, após dez anos de sofrimento.

O filme, uma produção Hi Film Productions e Komplizen Film, é realizado por Radu Jude e conta com um elenco que inclui Gabriel Spahiu, Serban Pavlu, Alexandru Dabija, e Ivana Mladenovic. A obra foi vencedora do Special Jury Prize no Locarno Film Festival 2016.




THE GIANT

the giant jatten

“Jätten” / Suécia & Dinamarca / 2016 / 79 min.

Rikard é um homem separado à nascença da sua mãe que sofre com uma deformação física e autismo. Trinta anos depois ele está convencido de que a conseguirá encontrar se vencer o Campeonato Escandinavo de Petanca. Então, tenta o impossível! E o seu corpo frágil e ambiente de crítica não o irão impedir. Para além disso, há um gigante de 60 metros ao seu lado.

O filme, uma produção Garagefilm, é realizado por Johannes Nyholm e conta com um elenco que inclui Johan Kylén, Anna Bjelkerud, Christian Andrén, e Linda Faith. A obra foi vencedora do Special Jury Prize no San Sebastian Film Festival 2016.




THE LAST FAMILY

Last Family ostatnia rodzina

“Ostatnia Rodzina” / Polónia / 2016 / 123 min.

Beksinski é um homem de família que quer apenas o melhor para a sua amada esposa Zofia, o seu neurótico filho Tomasz, e para as mães já idosas do casal. O seu trabalho na pintura e na música clássica são o suficiente para o tornarem alguém conhecido no mundo da arte contemporânea. Conforme ele grava tudo na sua adorada camcorder, a saga de 28 anos de Beksinski desenrola-se a partir das suas pinturas, das experiências de quase-morte, das tendências de música dance, e de funerais…

O filme, uma produção Aurum Films, é realizado por Jan P. Matuszynski e conta com um elenco que inclui Andrzej Seweryn (vencedor do prémio para melhor ator do Locarno Film Festival 2016), Dawid Ogrodnik, Aleksandra Konieczna, e Andrzej Chyra.




LIVING AND OTHER FICTIONS

living and other fictions vivir y otras ficciones

“Vivir y Outras Ficciones” / Espanha / 2016 / 81 min.

Pepe deixa o hospital psiquiátrico depois de lá se encontrar preso por ter roubado. Apenas a solidariedade de Antonio, um ativista, lhe permite construir uma vida frágil onde projeta as suas fracas esperanças. Contudo, a sua necessidade de se inserir num mundo sem sentido torna-se uma tarefa desesperada. O horizonte da sua tão esperada “normalidade” prova-se longe demais. A relação com Antonio interpela a sua visão da vida, convidando-o a reconhecer-se como uma anormalidade e inventar uma nova loucura na qual viver.

O filme, uma produção Shaktimeta, é realizado por Jo Sol, e conta com um elenco que inclui Pepe Rovira, Antonio Centeno, Ann Perelló, e Arántzazu Ruiz. A obra foi vencedora do prémio para melhor filme no Cinespaña Festival e do Golden Antigone no Montpellier Cinemed Festival 2016.

Estes são os filmes que podes ver durante o ARTE Kino deste ano, festival que já está a decorrer! Por qual mais esperas? Lembramos que os festival nasceu pelas mãos do Festival Scope e do ARTE.

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *