Stitches © ArteKino Festival

ArteKino Festival 2019 | Catálogo português completo

[tps_header]

O ArteKino Festival iniciou a sua quarta edição em dezembro e deixamos-te um catálogo com todos os filmes que podes ver gratuitamente através do teu computador!

A ARTE e o Festival Scope juntam-se para mais uma grande edição do ArteKino Festival, a iniciativa que pretende trazer-te o que de melhor se faz na Europa, obras que muitas vezes permanecem nos festivais internacionais sem nunca chegarem às salas de cinema tradicionais. Este ano são nove os filmes que podes ver em Portugal, sendo que o português “Ruth” faz parte do catálogo internacional, um grande marco para o nosso cinema!

[/tps_header]

Lê Também:   ArteKino Festival 2019 | Cinema à distância de um clique

CHANSON TRISTE

chanson triste
Chanson Triste © ArteKino Festival

[VER FILME] O filme realizado por Louise Narboni é uma produção francesa deste ano e possui uma duração de 66 minutos. O documentário segue uma cantora lírica e um refugiado do Afeganistão, sendo composto por músicas, introspeção, esperança e desapontamento. Nas palavras da cineasta: “Eu sempre quis fazer um filme sobre a Elodie. Gosto dela enquanto cantora e enquanto pessoa. Descobri que fazia parte de uma associação que ajuda refugiados. Foi lá que conheceu Ahmad, um jovem afegão, e se tornou sua tutora. Conheci-o e decidi fazer um filme com eles. Um filme que será guiado pela voz da Elodie”.




NORMAL

normal
Normal © ArteKino Festival

[VER FILME] Esta produção italiana e sueca de 2019 é realizada por Adele Tulli, um documentário de 77 minutos. Uma jornada visual pelas normas de género na sociedade contemporânea. Imersos num mosaico caleidoscópico de cenas visualmente poderosas, o espectador irá experienciar a performance ritualizada da feminidade e da masculinidade escondidas nas interações do dia-a-dia, do nascimento à adultez. Isolando o ligeiramente grotesco, “Normal” medita sobre o que continua a ser perceptível nos elementos que rodeiam o nosso quotidiano: as suas normas, os seus mecanismos internos. O “normal” já não é tranquilizante.




MESSI AND MAUD

messi and maud
Messi and Maud © ArteKino Festival

[VER FILME] Marleen Jonkman é a cineasta por detrás desta produção holandesa e alemã de 92 minutos, estreada em 2017. Maud e Frank estão de férias no Chile. A sua relação fraqueja, assim como Maud. Depois de muitos anos a tentar, é hora de enfrentar o facto de que nunca terão filhos. Contudo, Maud está em negação. Após uma grande discussão com Frank, ela foge e embarca numa viagem pelo Chile com o objetivo de se reencontrar.




PSYCHOBITCH

psychobitch
Psychobitch © ArteKino Festival

[VER FILME] Este filme norueguês de 2019 tem 109 minutos e é realizado por Martin Lund. A história acontece na Noruega, nos dias de hoje, na pequena cidade de Gjøvik. Frida, de 15 anos, assume perfeitamente que não se encaixa na turma. Neste mundo da “Geração Perfeita”, os outros miúdos da escola iriam concordar que Frida é muito estranha. Marius faz de tudo para ser exemplar. Quando os dois se juntam como colegas de estudo, ele vê outra oportunidade para mostrar a todos o quão boa pessoa é. Mas Frida não faz qualquer questão de ser “melhorada” pelo menino d’ouro da turma. As suas sessões de estudo tornam-se no catalisador de uma relação turbulenta. Contudo, nas suas discussões com Frida, Marius também vive algo interessante, desafiador, e completamente novo.




SONS OF DENMARK

sons of denmark
Sons of Denmark © ArteKino Festival

[VER FILME] Com 120 minutos, esta produção dinamarquesa de 2019 é realizada por Ulaa Salim. Um ano após o ataque bombista de Copenhaga, a radicalização no país intensificou-se e as tensões étnicas aumentaram. A próxima eleição parlamentar aproxima-se e o líder político, e extremista nacionalista, Martin Nordahl parece já ter conquistado a vitória. Zakaria, de 19 anos, envolve-se numa organização radical onde forma um laço com Ali. Os dois não concordam com o estado atual do país, que se vira agora contra os próprios cidadãos por causa das suas origens, e decidem agir. Contudo, eles são apenas ferramentas nas mãos de quem tem poder. Conforme tentam deixar a sua marca, a sua irmandade é testada e as suas ações irão ter consequências graves nas suas vidas.




SELFIE

Selfie ArteKino Festival
Selfie © ArteKino Festival

[VER FILME] Agostino Ferrente está à frente deste documentário franco-italiano, estreado em 2018, com 78 minutos de duração. Alessandro e Pietro têm 16 anos e vivem no distrito de Traiano, em Nápoles, onde Davide Bifolco, também com 16 anos, foi alvejado pela polícia, confundido com um fugitivo, no Verão de 2014. Eles são amigos inseparáveis. Alessandro trabalha como empregado de mesa num bar e Pietro sonha tornar-se cabeleireiro. Os dois aceitam a proposta do realizador: gravarem-se com um iPhone enquanto comentam ao vivo sobre as suas experiências diárias, a sua amizade, o seu bairro – agora vazio, no meio do Verão -, e sobre a tragédia que terminou com a morte de Davide.




STITCHES

Stitches ArteKino Festival
Stitches © ArteKino Festival

[VER FILME] Com uma duração de 97 minutos, a obra realizada por Miroslav Terzić é uma co-produção da Sérvia, Eslovénia, Croácia, e Bósnia-Herzegovina. Quando Ana coloca um bolo em cima da mesa da cozinha, Ivana, a sua filha adolescente, abana a cabeça e vai embora. O seu marido, Jovan, também não quer tocar no assunto. Com este gesto, Ana celebra o aniversário do filho que, segundo o hospital, morreu imediatamente após o nascimento. Ele teria vinte anos agora. Ana partilha o seu destino com muitas outras mulheres servias, acreditando que o seu recém-nascido foi roubado para ser vendido. Uma nova pista dá esperança a Ana.




THRIST

Thrist ArteKino Festival
Thrist © ArteKino Festival

[VER FILME] Svetta Tsotsorkova realiza esta produção búlgara de 90 minutos, estreada em 2015. Lençóis brancos abanam com o vento algures no interior da Bulgária. Um casal e o filho de 16 anos fazem o seu dinheiro ao lavar a roupa de vários hotéis. O fornecimento de água, intermitente devido a um Verão demasiado quente, coloca em risco o seu negócio, levando um pai e a sua filha a terem de resolver o problema. Enquanto procuram por uma fonte, as duas família encontram-se e descobrem uma nova sede, a sede por amor que acaba por transformar a vida simples dos protagonistas.




THIRTY

Thirty ArteKino Festival
Thirty © ArteKino Festival

[VER FILME] Esta produção alemã de 120 minutos é realizada por Simona Kostova, estreada em 2019. No bairro popular de Berlim, Neukölln, vivemos 24 horas na vida de um grupo perto dos 30 anos. Enquanto o escritor Övünç luta contra sentimentos de vazio, os ex-amantes Pascal e Raha tentam distanciar-se da sua relação. Kara, Henner e Anja também enfrentam problemas dentro do grupo de amigos. Neste noite, celebram o aniversário de Övünç, vagueiam pelas ruas, noite fora.

Estes são os nove filmes disponíveis gratuitamente no site do ArteKino Festival com legendas em português de Portugal. Qual aquele que mais queres ver?

One thought on “ArteKino Festival 2019 | Catálogo português completo

  • Gosto muito do cinema europeu. Fiquei feliz em descobrir este site. Gostaria de saber se há um catálogo com todos os filmes europeus e como faço para assisti-los . Ficarei grato se me responderem. Sou brasileiro do Estado do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *