ArteKino | O melhor do cinema europeu online e gratuito

Uma iniciativa do Canal ARTE e do Festival Scope, o festival ArteKino propõe-se a disponibilizar online algumas das melhores obras do cinema europeu da atualidade.

Duas das grandes potências na divulgação do que melhor se faz na sétima arte dentro do panorama europeu vão agora unir esforços. O Canal ARTE e a plataforma online Festival Scope, conceberam recentemente um novo festival de cinema, em que todos os visionamentos são feitos online e disponíveis em território europeu. Ao todo são 10 títulos que vão estar acessíveis a cinéfilos curiosos, dos dias 30 de setembro a 9 de outubro.

Também serão os espetadores a votar no prémio que será dado, no final das festividades. Mesmo assim, o melhor de tudo isto é que, apesar da ambição deste projeto e da qualidade dos filmes em questão, o visionamento destes títulos é absolutamente gratuito, mediante a reserva de bilhetes. Cada filme tem direito a cerca de 5000 bilhetes, mas, com toda a cinefilia europeia como potenciais espetadores, é possível que alguns dos filmes se esgotem antes dos dias dos visionamentos. Ou seja, se estás interessado, não percas tempo e vai já garantir os teus bilhetes!

Lê Também: ArteKino | Passatempo MHD

Dentro desta dezena de filmes, há alguns a destacar. John From e A Morte de Luís XIV são duas prestigiadas produções portuguesas, sendo que o segundo título se refere à mais recente obra do autor espanhol Albert Serra e conta com a participação da inigualável lenda do cinema francês, Jean-Pierre Léaud. Cinéfilos interessados no auge das vanguardas europeias, decerto que se irão recordar de ver o ator numa série de filmes de Godard e Truffaut, incluindo o celebérrimo Quatrocentos Golpes, que foi filmado quando Léaud era somente um adolescente.

 

Festival Artekino
La jeune fille sans mains, o único filme de animação dentro da seleção de títulos do festival

 

Ainda dentro do cinema europeu com elementos franceses, temos Fatima, que foi um dos grandes campeões da última edição dos prémios César, arrecadando, entre outros, o prémio para Melhor Filme. Também de destacar está Safari do provocador austríaco Ulrich Seidl e La jeune fille sans mains, um filme de animação francês que tem feito furor entre a crítica internacional.

 

Festival Artekino Suntan
Suntan, um dos filmes que, até agora, teve mais bilhetes reservados

 

Se estás interessado em ver alguns destes filmes, ou outro qualquer da lista de títulos disponíveis no festival ArteKino, vai rapidamente ao seu site e reserva os teus bilhetes. Não percas esta oportunidade!

 


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *