As Asas do Vento e Princesa Mononoke exibidos pela RTP2

A RTP2 continua em grande na aposta em animés japonesas, desta vez com a estreia de As Asas do Vento e a re-exibição de Princesa Mononoke.

Depois do anúncio que iria estrear A Viagem de Chihiro, O Rapaz e o Monstro, O Castelo Andante e As Memórias da Marnie, chega agora a confirmação que mais dois filmes se vão juntar à lista das exibições deste verão da RTP2. São Princesa Mononoke e As Asas do Vento, o primeiro que é uma re-exibição e o segundo uma estreia inédita no canal. Ambos os filmes são produzidos pelo extraordinário Studio Ghibli.

Antes da estreia de As Asas do Vento, poderás rever Princesa Mononoke, um filme de sucesso do Studio Ghibli que será exibido na versão original, com legendas em português, no dia 8 de julho, sábado, pelas 17h45.

Princesa Mononoke volta a ser exibido na RTP2

As Asas do Vento

Lê ainda: RTP2 vai transmitir A Viagem de Chihiro

O filme é inspirado nos mitos e histórias japonesas do século XV, considerado ainda uma espantosa obra-prima da animação e de fantasia. O projeto que estava na cabeça do génio Hayao Miyasaki desde os anos 80, é apontado muitas vezes como uma espécie de versão alternativa d’A Bela e o Monstro.

O filme segue Ashitaka, o jovem guerreiro do clã Emishi que é amaldiçoado ao defender a sua aldeia de um demónio criado pela violência humana. Assim, viaja até à região controlada pelo clã Tatara na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate. O que Ashitaka vai encontrar é um conflito entre os humanos e os deuses da floresta. Apanhado no meio do conflito, Ashitaka conhece San, a Princesa Mononoke. Esta rapariga, criada por lobos, fará tudo o que puder para acabar com os humanos que ameaçam a floresta. Ashitaka colocar-se-á entre San e Lady Eboshi, a líder do clã Tatara, procurando um meio de terminar a guerra. O filme reflete sobre a preservação da Natureza.

Facto curioso, Princesa Mononoke, apesar de ser um filme de 1997 só chegou aos cinemas europeus quase três anos depois, à excepção da estreia portuguesa que aconteceu a 26 de julho de 97. O filme foi um êxito no Japão, estreando em 250 cinemas e batendo recordes de bilheteira, algo que se repetiu com a sua edição em vídeo. Na verdade, tornar-se-ia no primeiro filme de animação a receber o prémio de melhor filme da Academia Japonesa.

Quanto ao filme As Asas do Vento (título original Kaze Tachinu) chega à casa dos portugueses no dia 15 de julho, às 17h55.

As Asas do Vento é uma estreia exclusiva da RTP2

As Asas do Vento

Lê ainda: As Memórias de Marnie e O Rapaz e o Monstro em estreia na RTP2

Também escrito e realizado pelo inigualável Hayao Miyazaki, o filme conta a história verídica do engenheiro Jiro Horikoshi que acaba por ser cruzada com a do poeta Tatsuo Hori, contemporâneo do período em que decorre a ação do filme, para criar a epopeia de Jiro.

Jiro sonha em voar e criar belos aviões, inspirado pelo famoso criador de aeronáutica Caproni. A usar óculos desde tenra idade e impossibilitado de se tornar piloto, Jiro integra a divisão de aeronáutica de uma grande empresa japonesa em 1927. A sua genialidade é cedo reconhecida e torna-se um dos mais respeitados engenheiros aeronáuticos. O filme chega grande parte da sua vida, retratando com cuidado eventos históricos do Japão do século XX.

Relembre que o filme foi nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação e ao Golden Globe na mesma categoria no ano de 2014. Além disso, As Asas do Vento foi o filme mais lucrativo no Japão em 2013.

Consulta também: Grandes Filmes na TV | Semana de 26 de junho a 2 de julho

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *